Discurso durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Requerimento n. 789/2013.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao Requerimento n. 789/2013.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2013 - Página 45317

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA.) - Não, Presidente. Eu estou aguardando o término da discussão.

            Mas eu queria fazer uma solicitação a V. Exª, assim como fez o Senador Eunício Oliveira.

            Há também sobre a mesa um requerimento de minha autoria, pedindo o desapensamento de uma PEC que está apensada à PEC da Senadora Vanessa Grazziotin, da mesma forma da PEC do Senador Eunício.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Os requerimentos de desapensamento do Senador Eunício e de apensamento de V. Exª...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Desapensamento.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - ... de desapensamento também de V. Exª serão apreciados, não havendo objeção da Casa, tão logo nós encerremos a Ordem do Dia.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Agradeço a V. Exª.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - São dois requerimentos de V. Exª, que têm a ver com a PEC 86, de 2011. É a PEC que cria Tribunais Regionais Federais.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Com relação à questão em discussão, a PEC do Senador Vital do Rêgo é da maior importância.

            Eu acredito, Senador Vital, que a Nação brasileira aguarda que o Congresso Nacional possa, efetivamente, criar uma carreira de Estado para os médicos. Acho que a questão da saúde talvez seja, senão o maior, um dos maiores problemas que afligem a sociedade brasileira.

            A saúde está um caos no nosso País, e não será com medidas provisórias, com transferência de recursos para os Municípios, que se vai resolver essa questão. Lamentavelmente, não é da forma como o Governo está indicando.

            Há necessidade de, efetivamente, criar-se uma carreira de Estado que dê segurança ao profissional da Medicina. Não somente a esses, porque o médico sozinho não vai, Senador Vital do Rêgo, resolver o problema. É preciso que ele tenha a sua estrutura para que possa trabalhar e, em vez de se construírem novos hospitais - não sou contra isso -, Senador Renan Calheiros, mas precisamos primeiro colocar em funcionamento os que já existem, que estão hoje sendo parcialmente utilizados e sem atender à sociedade brasileira.

            Então, temos de ter outra visão, não essa visão midiática, que, lamentavelmente, o Governo insiste, a cada semana, em impor à Nação brasileira, que já deu no que deu.

            É preciso que se ouça as vozes das ruas e que possamos dar consequência àquilo que está sendo solicitado pela sociedade, que não é o que estamos vendo, que está acontecendo, lamentavelmente, no nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2013 - Página 45317