Fala da Presidência durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2013 - Página 43418

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Antes de chamar o próximo orador à tribuna, leio o seguinte requerimento:

Nos termos do Art. 218, inciso VII, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro voto de pesar pelo falecimento de Cairo Fernando Reinhardt.

O movimento sindical brasileiro perdeu uma de suas referências: o companheiro Cairo Fernando Reinhardt, Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul. Faleceu ontem, quinta-feira, dia 4 de julho de 2013, à noite, em sua residência, na cidade de Cerrito, próximo a Pelotas.

Cairo Fernando Reinhardt era muito querido por todos, tenho certeza, pelo povo gaúcho e pelo povo brasileiro, um grande líder. Tinha 54 anos e era natural do Município de Pedro Osório. Há dois mandatos vinha presidindo a Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação da cidade de Rio Grande.

Filho de pequenos agricultores, casado e pai de dois filhos. Em 1976 mudou-se para Pelotas onde teve seu primeiro emprego, no ramo da alimentação, no Frigorífico Rio-Pel.

Em 1989 foi transferido pela empresa Ceval Alimentos de Pelotas para Rio Grande. No ano de 1992, participou ativamente da luta sindical no Sindicato da Alimentação vencendo a eleição. Assim, em 8 de agosto do mesmo ano tornou-se Secretário Geral. Em 1995, foi eleito Presidente do Sindicato.

Atuante em diversos espaços da sociedade, teve participação nos movimentos sociais, com trabalho efetivo na organização e solidariedade aos sindicatos do ramo da alimentação.

Em 2001, foi eleito Secretário de Política Sindical da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul e em 2007 foi também eleito Presidente da entidade pela primeira vez.

Cairo era um grande incentivador do esporte e lazer dentro do ramo da alimentação, também sempre à frente das negociações salariais no Rio Grande do Sul, incansável na luta em defesa dos trabalhadores. Atualmente, estava empenhado na campanha salarial 2013. Entre outras bandeiras de luta, defendia com muita força a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, o ensino técnico profissionalizante para todos e os 10% do PIB para a educação.

Empenhamos aqui a nossa solidariedade - e aqui terminamos - aos familiares e amigos deste grande líder que permanecerá sempre no coração de todos os gaúchos e de todos os brasileiros. Acreditamos que a sua capacidade de mudança continua viva mediante as bandeiras que ele empunhavam.

Cairo Fernando Reinhardt.

Presente.

Cairo Fernando Reinhardt.

Presente.

            Assim, encaminhamos o presente voto aos seus familiares, para o Sr. Valdemir Moreira Corrêa e também para a sua entidade, que é a Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação, que fica na Rua Jerônimo Coelho, 303. Porto Alegre.

            É o voto de pesar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2013 - Página 43418