Encaminhamento durante a 108ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 6/2012.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 6/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2013 - Página 41790

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro gostaria de cumprimentar V. Exª. Tenho certeza de que o Congresso não vai deixar os taxistas mal; vai derrubar o veto, garantindo o direito dos taxistas. (Palmas.) Tenho certeza de que é só colocar a matéria em votação. Eu sei que assim V. Exª já orientou que botará, a partir da reunião de amanhã, às 11 e meia.

            Em segundo lugar, Sr. Presidente, quanto ao tema ficha limpa, cumprimentar o autor, o relator, mas uma questão de justiça. Sou obrigado também a dizer que, há dez anos, nesta Casa, esse Senador que está aqui, sentadinho, quietinho, o Senador Simon foi o baluarte, foi a grande estrela desse processo para a gente assegurar a ficha limpa não só para os políticos, mas para todos os servidores públicos. Li o seu projeto, acompanhei. Então, meus cumprimentos ao autor, ao relator, mas, na figura do Simon, quero também dar esse depoimento.

            Por fim, Sr. Presidente, V. Exª, tenho certeza de que tem se debruçado sobre esse tema. A Presidenta Dilma, hoje, sinalizou para toda a sua base de apoio que gostaria de ver o fim do voto secreto. E nós temos proposta aqui na Casa. A Emenda nº 20 está pronta para ser apreciada. O apelo que faço a todos os Líderes é que a gente não precise ir para uma consulta popular quanto a esse item. Nos outros itens, que assim se faça, mas que a gente vote de uma vez por todas.

            Por iniciativa de V. Exª, já votamos aqui, Sr. Presidente. Se é para ter constrangimento é quando a gente tem que caçar o mandato de um colega nosso. Já não é mais, se depender do Senado, secreto. Se ao caçar o mandato de um Deputado, pelo Senado já votamos que não é secreto, por que ter medo de votar secretamente veto ou escolha de uma autoridade?

            Por isso o apelo que faço é que a gente se antecipe até o plebiscito e vote rapidamente o fim do voto secreto no Congresso Nacional.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2013 - Página 41790