Discurso durante a 108ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLC n. 41/2013.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLC n. 41/2013.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2013 - Página 41869

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Sem revisão do orador.) - Primeiro, examinando com a cautela necessária, é importante que nós possamos dizer que os estudantes brasileiros, principalmente - é bom registrar mais uma vez - a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, dialogaram junto com os professores e as suas entidades de forma permanente com o Relator e com os Senadores, aqui no plenário; tanto a Presidente da UNE, a Presidente da Ubes como os professores dialogaram para poder chegarmos a uma proposta de texto viável para ser votada no dia de hoje.

            Considero que isso foi uma conquista e que os estudantes devem considerar e levar como a grande conquista desta noite. (Palmas.) É muito importante, ressalvados os problemas que nós examinamos e uma polêmica que existe e que vai continuar: se nós usamos já uma parte direta do Fundo Social agora e lá na partilha ou não. Isso restou! Nós vamos voltar a examinar essa matéria, mais adiante.

            O certo é que agora, neste instante, a educação saiu vitoriosa, e saiu vitoriosa - posso dizer a V. Exª - lá na Câmara e aqui também no Senado, com as alterações, com as mudanças.

            E, mais, alguns Estados, é o caso do Ceará, o governador do Estado já declarou que todos os royalties vão ser destinados à educação, independente da emenda que foi aprovada e da modificação que foi feita aqui; e o prefeito da capital também já anunciou a destinação de 100% dos royalties para a educação. E, diga-se de passagem, o Ceará está descobrindo novas reservas de petróleo, assim como o Piauí, nosso irmão, nosso vizinho. E o Rio Grande do Norte também.

            Então, considero que nós saímos vitoriosos. É importante o que nós conquistamos aqui, ressalvados os destaques que nós fizemos, mas que não foi possível de serem admitidos.

            Peço, ao final, Sr. Presidente, que o nosso Relator, na redação final do texto, por favor esclareça a sua aprovação parcial das emendas que foram oferecidas.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2013 - Página 41869