Fala da Presidência durante a 120ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de posse da professora Suely Salgueiro Chacon no cargo de reitora da Universidade Federal do Ceará campus Cariri.

Autor
José Pimentel (PT - Partido dos Trabalhadores/CE)
Nome completo: José Barroso Pimentel
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro de posse da professora Suely Salgueiro Chacon no cargo de reitora da Universidade Federal do Ceará campus Cariri.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2013 - Página 48655
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, REITOR, LOCAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA), ESTADO DO CEARA (CE), IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, SETOR, IMPLEMENTAÇÃO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (José Pimentel. Bloco/PT - CE) - Senador Valdir Raupp, quero parabenizá-lo pelo pronunciamento que termina de fazer. Além de fazer um balanço desse semestre, V. Exª também relembra um conjunto de ações muito importantes que o Senado Federal aprovou e que irá contribuir muito para o Estado nacional. Portanto, parabéns pelo pronunciamento.

            Quero aproveitar para registrar que, nesta tarde, a Profª Suely Salgueiro Chacon tomou posse como primeira Reitora da Universidade Federal do Cariri, lá do nosso Ceará. Ao lado dela três outros reitores e reitoras também tomaram posse. São das quatro universidades federais que a Presidenta Dilma criou em 2011 e, neste dia 17, nesta data, estão tomando posse esses quatro reitores. Uma das universidades é sediada no interior do Pará, na região da Amazônia, e as três outras, na região Nordeste: duas na Bahia e uma no meu Estado, o Ceará.

            Com essas quatro universidades, Senador Raupp, o Brasil passa a ter 63 universidades públicas federais e gratuitas. No caso concreto da nossa universidade, no Ceará, ela foi criada pela Lei 12.826, aprovada aqui no mês de junho pelo Senado Federal, já sancionada, e, neste mês de julho, ainda estamos dando posse a esses reitores.

            A nossa Universidade Federal do Cariri inicia com 16 cursos federais. Entre esses, destacam-se: Administração de Empresa, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia, Medicina, Comunicação Social, Jornalismo, Engenharia de Materiais, Educação Musical. A nossa Reitora Suely Salgueiro Chacon é uma pessoa extremamente qualificada, tem doutorado, já fazia parte do quadro de administradores do campus do Cariri e, agora, se efetiva como Reitora.

            Nesta quinta-feira, amanhã, a partir das 16 horas, ela chegará ao Cariri e tomará posse formalmente nas dependências da universidade, que irá atender, além da população do Estado do Ceará, também a população dos Estados do Piauí, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Aproximadamente dois milhões de pessoas moram nessa macrorregião do Cariri, no nosso Estado do Ceará.

            Quero registrar que esse esforço é de toda a sociedade brasileira para que possamos ter, no mínimo, 40% da nossa população, entre 18 e 29 anos, cursando, fazendo a graduação ou com a graduação completa em 2030. Essa é uma das metas do Plano Nacional de Educação, que está na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, irá para a Comissão de Educação.

            Senador Raupp, no retorno de nossos trabalhos, queremos concluir também o Plano Nacional de Educação no Senado Federal antes do recesso do segundo semestre de 2013, para que entre em vigor em janeiro de 2014.

            Esse projeto é um esforço de todos os partidos políticos, das Lideranças da Base do Governo e da oposição e tem como objetivo aplicar no mínimo 10% de toda a riqueza brasileira na educação que vai desde a creche até o pós-doutorado.

            É bom registrar que, de 2003 para cá, nós tivemos um crescimento médio de 150% da nossa população cursando universidade: 26% deles nas universidades públicas federais, municipais, estaduais e federais e 74% nas universidades particulares.

            A visão que o Presidente Lula deixou para nós e a que a Presidenta Dilma dá continuidade é de que a escola pública e a escola particular fazem parte de uma grande árvore: educar bem a nossa sociedade.

            Por isso, parabenizo a Professora Suely Salgueiro Chacon e peço a Deus que a abençoe nesta tarefa difícil que é gerir uma universidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2013 - Página 48655