Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2013 - Página 46579

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, para fazer um registro. Nós estamos aqui, às 21h40min, reunidos desde as 14 horas, e o único Estado que tem permanentemente a sua Bancada completa - Senador Paulo Paim, Pedro Simon e senadora Ana Amélia - é o Rio Grande do Sul. Isso é uma coisa interessante. Sem dúvida, é uma das Bancadas mais atuantes que o Senado tem.

            Sr. Presidente, tenho enfrentado obstáculos aqui no Senado, sobretudo no episódio da PEC dos Mensaleiros, de minha autoria, e conhecendo o comportamento da Mesa em relação à minha pessoa, eu já tomei duas medidas uma: apresentei requerimento pedindo calendário especial para a PEC 18/2013, com assinaturas de todos os Líderes, com exceção do PT - que eu resolvi não procurar, em respeito a esse Partido - e do Senador Paulo Davim, que viajou, não estava aqui. Mas, se estivesse, eu tenho certeza de que assinaria.

            Em todo caso, acho muito estranho, a exigência de que esse requerimento precise da assinatura da totalidade dos líderes partidários, porque os senadores Senador Aloysio Nunes, Randolfe Rodrigues e Pedro Taques, me informaram de que era preciso de mais de 50% das assinaturas dos Líderes. Eu consegui quase 90% e pedi ao Senador Randolfe que apresentasse o requerimento.

            Concomitantemente, eu apresentei outro requerimento, diante da inércia da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para que a matéria entrasse na Ordem do Dia, já que a Comissão, no prazo regimental, de 30 dias, não apresentou o relatório da matéria.

            São dois requerimentos, um com apoio da maioria esmagadora dos Líderes, e um requerimento individual de acordo com o Regimento Interno da Casa.

            Amanhã, voltarei à Tribuna, se Deus quiser, e gostaria que V. Exª, no momento oportuno, submetesse os requerimentos à votação para a gente saber quem é que quer votar a PEC dos Mensaleiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2013 - Página 46579