Discussão durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 122/2011 (discussão em primeiro turno).

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 122/2011 (discussão em primeiro turno).
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51781

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Minoria nesta Casa vai votar favorável a essa emenda constitucional. Achamos que qualquer providência em relação à saúde, Senador Eduardo, vem em bom tempo.

            Só não concordamos, Senador, de ver a Presidenta Dilma se expressar a esta Nação como se estivesse tudo resolvido com a contratação de médicos. Isso é brincadeira, Senador, isso é piada da Presidenta Dilma! O povo brasileiro vai às ruas pedir saúde à Presidenta, e ela responde dizendo que vai contratar médicos.

            Ora, Srªs e Srs. Senadores, a TV Senado pode mostrar algumas manchetes de hoje. A primeira: "Médico usa lanterna para operar no interior da Bahia." A outra manchete: "Médicos contam como é trabalhar onde falta tudo, até esparadrapo." Brasil, brasileiros, a saúde do Brasil está falida.

            A Presidenta Dilma prefere construir estádios de futebol, com valores absurdos, que chegam a R$2 bilhões, o que traz revolta à população brasileira, meu caro João Durval. É isso o que fez o povo brasileiro ir às ruas. É isso o que vai fazer o povo brasileiro voltar às ruas. É porque a Presidenta não trata com seriedade os principais problemas desta Nação.

            Outra manchete que a TV Senado mostra ao Brasil: falta de estrutura pública para o médico trabalhar. Mostre, TV Senado! Pode ser que a Dilma esteja assistindo ao meu pronunciamento, ou que alguém do Governo esteja aqui, ou o próprio Ministro, que deve estar aqui, nesta sessão, pode ouvir minhas palavras e dizer que a contratação de médicos, meu Jarbas Vasconcelos, é um pingo d’água no oceano.

            Os brasileiros morrem nas filas dos hospitais, meu Jarbas Vasconcelos. Vá ao interior de Pernambuco, vá ao interior do Pará, vá ao interior da Bahia e mostre a realidade à Dilma, que faz que não a conhece.

            O povo brasileiro quer hospital com estrutura. O povo brasileiro não quer só médico cubano. O povo brasileiro não quer só médico militar. O povo brasileiro quer médico, mas o povo brasileiro quer estrutura e quer hospitais.

            Ora, Senador Jarbas Vasconcelos, Brasília tem apenas dois clubes de futebol: o Gama e o Brasiliense. Como é que cabe na cabeça de um cidadão construir um estádio de futebol que custou R$2,5 bilhões e que jamais, na história do futebol de Brasília, vão entrar ali 30 mil torcedores, enquanto os hospitais do interior caem aos pedaços, enquanto no interior você não tem uma sala de cirurgia? Essa é a realidade da saúde brasileira de hoje, ou será que a Presidenta Dilma, ou será que o Ministro que está aqui, neste momento, não sabem disso, não conhecem isso? Ou fazem que não veem.

            É preciso que se balance a Presidenta Dilma para que ela possa dizer que o que mais tem neste País é dinheiro para a saúde, que o povo brasileiro este ano vai bater mais uma vez - mais uma vez! - o recorde de pagamento de imposto. Brasileiros e brasileiras, nós vamos chegar este ano a mais de um trilhão e meio de imposto, brasileiros! O Brasil é o país que mais cobra imposto do seu filho.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Por isto ele quer saúde: porque ele paga bem à Nação, e a Nação não retribui a ele nem com saúde, nem com educação, nem com combate à violência.

            Este é o País cujo povo está na rua pedindo que saia do poder.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2013 - Página 51781