Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da situação dos aposentados e pensionistas do Fundo de Pensão Aerus.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Considerações acerca da situação dos aposentados e pensionistas do Fundo de Pensão Aerus.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2013 - Página 51478
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, RELAÇÃO, APOSENTADO, PENSIONISTA, LUTA, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, ASSOCIADO, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), CRITICA, DEMORA, RESOLUÇÃO, PROBLEMA.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente Mozarildo Cavalcanti, eu ia até pedir um aparte ao Senador Ataídes quando ele falou desses meninos de 18 anos. Eu ia falar de uns meninos e de umas meninas de 68, 70, quase 80 anos. Esses meninos, esses garotos trabalharam e pagaram uma aposentadoria complementar, Senador Ataídes, Presidente Mozarildo, acreditando na seriedade e na credibilidade de um sistema de previdência complementar que, em todos os países adiantados do mundo, existe e que forma a poupança necessária para financiar vários projetos importantes, inclusive na área habitacional.

            Para a aposentadoria, os chamados fundos de pensão são uma grande realidade em todas as economias do mundo. No Brasil, lamentavelmente, os órgãos responsáveis para fiscalizar o funcionamento dessas instituições de aposentadoria complementar não tiveram, no passado, e não estão tendo, no presente, a competência, o cuidado e a responsabilidade em relação ao patrimônio dos trabalhadores.

            Então, eu queria chamar a atenção, porque aqui estão aposentados do famoso Fundo Aerus de previdência complementar, da antiga Varig. Muitos dos senhores viajaram pelas asas da Varig. Eles hoje estão recebendo menos de 8% do que deveriam estar recebendo na sua aposentadoria, com aquilo que pagaram ao longo da sua vida. Por quê? Pela irresponsabilidade total de uma secretaria que tinha o cuidado de zelar pelo patrimônio deles.

            O Estado brasileiro não cumpriu com seu dever e a minha preocupação...

(Soa a campainha.)

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Já fiz um requerimento pedindo a presença do Presidente da Previ, aqui na Comissão de Assuntos Sociais, para que explique como é a política de aplicação dos recursos dos fundos de pensão, especialmente do setor público, porque tenho receio de que o patrimônio dos trabalhadores possa estar sofrendo uma perda que vai ser, amanhã ou depois, irreparável. Não quero que o fundo Aerus se repita. Eles estão aqui hoje, acompanhando, como já o fizeram em muitas outras vezes, o Senador Paulo Paim, que tem liderado esse movimento, e Senador Alvaro Dias que também tem acompanhado esta causa. Eles vieram aqui dispostos a ficar um longo tempo. Eu queria me solidarizar, mais uma vez, com os representantes do fundo Aerus pela coragem de não esmorecer nessa causa que é justa e legítima. Muito obrigada, Sr. Presidente, e obrigada, Senador Ataídes Oliveira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2013 - Página 51478