Pela ordem durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da alteração da grade de programação da TV Senado.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO, IMPRENSA.:
  • Considerações acerca da alteração da grade de programação da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2013 - Página 53648
Assunto
Outros > SENADO, IMPRENSA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, REVISÃO, ALTERAÇÃO, HORARIO, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO, SENADO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, POPULAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, SESSÃO ORDINARIA, PLENARIO.

            O SR. PEDRO SIMON (Bloco Maioria/PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Acho muito importante o assunto que V. Exª, Senador Requião, está trazendo. Não acredito que essa tenha sido uma decisão já feita pela televisão do Senado. Talvez, seja uma experiência ou algo parecido. Mas custa crer que isso vá se tornar definitivo.

            Uma verdadeira revolução em nível mundial, em termos de Poder Legislativo, foi a criação da TV Senado, que, realmente, faz com que, permanentemente, os trabalhos desta Casa sejam vistos pelo povo brasileiro, como diz muito bem V. Exª, no horário de 14h ou, para a maioria dos trabalhadores, no horário de 20h30.

            Às 20h30, um boletim de notícias é importante e até interessante, mas não é essa a missão do Senado. As notícias e a interpretação das notícias são dadas pelas dezenas e centenas de rádios, jornais e televisões que existem pelo Brasil afora. O que a TV Senado faz e permite é que, ao vivo, seja transmitida a voz do próprio Senador, para que quem está em casa veja o que ele está dizendo, conheça o que ele está dizendo e julgue se é favorável ou contrário ao que ele está dizendo.

            Creio, Sr. Presidente, que V. Exª e a Mesa haverão de debater sobre isso com a TV Senado. Não acho que essa manifestação do ilustre Senador do Paraná seja uma manifestação simples e pessoal. Creio que a Mesa deve se reunir e que nós devemos ter uma resposta definitiva sobre essa matéria.

            Creio que o Líder do PMDB vai tomar as providências necessárias, e, com toda a sinceridade, acho que vamos voltar atrás. Duvido que a Mesa do Senado ou a TV Senado haverão de fazer algo contrário à lógica, ao bem comum e à racionalidade. Creio que vão voltar atrás.

            É importante o seu pronunciamento. É importante que a gente se manifeste. É importante que todos se manifestem, para que, aqui, fique claro, volto a repetir, que a TV Senado tem a missão extraordinária de fazer com que o povo brasileiro tenha a chance de nos acompanhar ao vivo. Aprovando, rejeitando, dizendo bem ou dizendo mal, ele nos está acompanhando ao vivo. Não é por ouvir dizer! Não é como antigamente em que a gente ouvia uma linha no Jornal Nacional e em que, através dessa linha, ficávamos sabendo o que o Congresso falava de um projeto, por mais importante que ele fosse. Hoje, não! Hoje, se o projeto é importante, a gente ouve tudo sobre o projeto, de um lado e de outro. E o cidadão pode ter seu pensamento.

            É importante o pronunciamento de V. Exª. Tenho a certeza de que o Senador Renan Calheiros e a direção da TV Senado vão entender, vão compreender isso.

            Uma das questões que temos de ver é que, na verdade, ultimamente, as reuniões ordinárias do Senado têm terminado, às vezes, às 22h. Acho que essa é uma questão que até deve ser analisada. Se for o caso de elas se encerrarem a tal hora para começar a repetição, que não falem os Senadores que estão inscritos, porque o horário de terminar a sessão do Senado é às 18h30. Se tiver de prorrogar, que se prorrogue, mas não se pode deixar que a repetição seja feita, para que a maioria imensa dos brasileiros que trabalham durante o dia possa a ela assistir durante a noite.

            Meus cumprimentos a V. Exª!

            Tenho a certeza de que o Presidente tomará as providências absolutamente necessárias.

            Meu Líder está aqui dizendo que já falou ontem e que vai acompanhar esse pronunciamento de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2013 - Página 53648