Encaminhamento durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Parecer n. 953/2013, da CCJ, sobre a Mensagem n. 82/2013.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao Parecer n. 953/2013, da CCJ, sobre a Mensagem n. 82/2013.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61976

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aqui também em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores e, com certeza, com aval do nosso Líder Wellington Dias, dizer que não só do processo, mas também da importância como isso tem se estabelecido a partir da estrutura do Ministério Público com a escolha dos seus membros para comandarem ali uma importante pasta, a Procuradoria Geral da República. Portanto, creio que a categoria tinha muito mais elementos do que nós Senadores.

            Por isso, Senador Pedro Taques, acredito que a aprovação nossa aqui é secundária, apesar de ser necessária e decisiva, mas ela é uma confirmação do que a estrutura do Ministério Público assim decidiu. Então, não vejo de forma diferente que não o Senado confirmar essa condução porque não só é o desejo daquela parcela expressiva do Ministério Público - ele foi o mais votado -, como também é a continuidade de um processo expressivo no que diz respeito ao trabalho prestado pelo Ministério Público neste País na condução, principalmente na defesa e no zelo, das questões públicas. Portanto, creio que o Procurador Rodrigo Janot Monteiro de Barros terá inclusive uma tarefa que está à altura daqueles que para o Ministério Público foram: de conduzir, de forma cada vez mais à luz da nossa Constituição, todos esses processos pensando na Nação e se estabelecendo inclusive como alguém que vai defender o interesse do cidadão brasileiro, da Nação brasileira.

            Cumprimos aqui a nossa obrigação em confirmar a passagem do Procurador Rodrigo Janot para a condução da Procuradoria Geral da República. Portanto, expresso isso em meu nome, mas principalmente em nome dos Senadores e Senadoras da Bancada do Partido dos Trabalhadores desta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61976