Encaminhamento durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLS n. 441/2012 (turno suplementar) [apreciação da Emenda n. 2-PLEN].

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLS n. 441/2012 (turno suplementar) [apreciação da Emenda n. 2-PLEN].
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2013 - Página 63748

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, de forma breve, foi muito positiva a reunião de Líderes, uma discussão boa que permitiu que a gente acordasse em muitos pontos. Isso é muito favorável, porque, de quase 60 emendas, praticamente resolvemos e tratamos de, digamos assim, umas 45 a 50 que não precisam ser mais discutidas e debatidas aqui no plenário.

            Mas essa é uma emenda muito importante, porque ela elimina essa contratação de exércitos eleitorais. É uma excrescência do debate político no Brasil. Cria um desequilíbrio terrível para o processo eleitoral. O poder econômico age abertamente, contratando esses exércitos que ficaram conhecidos como cabos eleitorais. Os cabos eleitorais da antiguidade nossa, do passado nosso, eram exatamente aquelas pessoas que atuavam nas comunidades, nos bairros, praticamente de forma voluntária. Agora, não. Agora você tem empresas para contratar, porque tem que pagar o Fundo de Garantia, tem que pagar o INSS, tem que pagar todos os direitos trabalhistas. Quer dizer, é uma força gigantesca de trabalho o que se contrata nas eleições.

            Por isso nós vamos encaminhar, o meu partido, na posição de apoio à emenda do Senador Humberto Costa. O Senador Romero Jucá trabalhou no sentido de avançar, estabeleceu já um limite, discute-se isso em relação ao que vai acontecer na Câmara, mas nós podemos avançar mais. Acho que devemos seguir nesse sentido, avançar um pouco mais. E avançar um pouco mais é apoiar o destaque do Senador Humberto Costa.

            Por isso o nosso partido, o PCdoB, apoia o destaque do Senador Humberto Costa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2013 - Página 63748