Comunicação inadiável durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à administração do Município Lucas do Rio Verde – MT.

Autor
Pedro Taques (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MT)
Nome completo: José Pedro Gonçalves Taques
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Congratulações à administração do Município Lucas do Rio Verde – MT.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 65764
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, MUNICIPIO, LUCAS DO RIO VERDE (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MOTIVO, EFICIENCIA, AVALIAÇÃO, GESTÃO, POLITICA FISCAL, EDUCAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CIDADE.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, apenas faço uma comunicação inadiável.

            Sr. Presidente, quando as coisas são boas, nós temos de ressaltar, nós temos de propalar. O tema que me traz a esta tribuna hoje é referente ao Município de Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso.

            O Município de Lucas do Rio Verde é um exemplo de administração. Para que os senhores tenham uma ideia, o Município tem não mais que 25 anos e já coleciona um abissal, um número grande de prêmios em razão da excelente administração dos seus prefeitos, o que demonstra que é possível fazer política de forma séria, de forma decente.

            O Município tem não mais que 25 anos. Lucas foi constituído como Município no dia 4 de julho de 1988, Senador Pedro Simon, que já teve a honra de visitar o Município. Durante esse tempo, foi administrado por Otaviano Pivetta por oito anos, tendo como Vice Marino Franz. Depois dos oito anos de governo de Otaviano Pivetta, Marino Franz assumiu o Município por oito anos, tendo como Vice Joci Piccini. E, hoje, Otaviano Pivetta volta à administração do Município.

            Muito bem! O Município foi premiado por possuir um dos melhores índices de gestão fiscal da Região Centro-Oeste do Brasil e do Estado de Mato Grosso. Segundo levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dentre os 5.164 Municípios do País que remeteram indicadores para a Firjan - isto foi divulgado agora, no dia 23 -, Lucas do Rio Verde se encontra em 22º lugar. Dos 5.164 Municípios avaliados, o Município de Lucas do Rio Verde é o 22º colocado, o que demonstra a administração decente, a administração ordeira desses dois brasileiros que se encontram no Estado de Mato Grosso.

            É o primeiro Município mais bem avaliado no Estado de Mato Grosso e o primeiro no Centro-Oeste. Mas essa não é a única premiação do Município de Lucas do Rio Verde. Eu poderia citar aqui, Sr. Presidente, que o Município recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar por seis anos consecutivos, em 2005, em 2006, em 2007, em 2008, em 2009 e em 2010, promovido pelo Programa Ação Fome Zero. Foi premiado por três anos consecutivos, em 2008, em 2009 e em 2010, pela Confederação Nacional dos Municípios por alcançar o primeiro lugar no ranking estadual no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão. Foi primeiro colocado no Primeiro Prêmio Brasil de Meio Ambiente, promovido pelo Jornal do Brasil, em parceria com a revista Forbes, com o jornal Gazeta Mercantil e com o projeto Lucas do Rio Verde Legal. Recebeu Diploma de Menção Honrosa Ibero-americana em Desenvolvimento Sustentável, com o projeto Lucas do Rio Verde Legal, recebido na cidade de Sabadell, região metropolitana de Barcelona, na Espanha. E, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi divulgado em agosto deste ano, as escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde alcançaram a média de 6,2, índice projetado para 2018, Sr. Presidente. Só em 2018, as cidades brasileiras teriam como objetivo esse índice, e Lucas do Rio Verde já o alcançou neste ano. Das cinco melhores escolas públicas do Estado de Mato Grosso, três são da rede municipal de Lucas do Rio Verde, a exemplo da Escola Érico Veríssimo, que obteve a média 6,7, índice de países desenvolvidos.

(Soa a campainha.)

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - Ainda em nível nacional, Sr. Presidente, Lucas do Rio Verde foi destaque nos últimos cinco anos, com o primeiro lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

            O IDH de Lucas do Rio Verde, até o ano retrasado, era o oitavo melhor do Brasil. Em 2011, Sr. Presidente, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro apontou Lucas do Rio Verde como o oitavo melhor IDH do Brasil, como fiz referência.

            Ainda em 2011, a Firjan premiou Lucas do Rio Verde como o melhor Município da Região Centro-Oeste, além do prêmio Sebrae, com o Prêmio Prefeito Empreendedor de 2012. O Município foi o primeiro lugar com o projeto Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável, o que mostra que é possível fazer uma gestão ordeira, uma gestão decente, com responsabilidade fiscal.

            Encerrando meu pronunciamento, Sr. Presidente, quero parabenizar a população do Município de Lucas. Hoje, no Município, que tem quase 25 anos, 56 mil brasileiros ali residem. São 56 mil brasileiros que ali residem, repito.

            Essa excelência na administração pública se reflete também em outros segmentos. Por exemplo, o Luverdense, time da cidade de Lucas, está bem colocado nos campeonatos nacionais. O time é presidido por Helmute.

(Soa a campainha.)

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - O time está muito bem colocado nos campeonatos nacionais.

            Já encerrando, antes de conceder um aparte, se V. Exª me permitir... (Pausa.)

            Não, não posso conceder um aparte porque estou fazendo uma comunicação inadiável.

            Decidi entrar na política, Sr. Presidente, quando visitei as escolas de Lucas do Rio Verde, o que mostra que é possível uma administração pública decente, uma administração pública que concretize as políticas públicas gravadas no art. 6º da Constituição da República.

            Também quero cumprimentar os outros Municípios do Estado de Mato Grosso que figuram nessa lista de excelência no tocante à gestão fiscal: Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Jauru, Sinop e Juruena. Nós temos de ressaltar as experiências bem-sucedidas de administração pública, o que atrai o cidadão e o trata com decência e faz com que a Constituição seja vivida por esses brasileiros que residem em Lucas do Rio Verde.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2013 - Página 65764