Pela ordem durante a 188ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre a atuação parlamentar do orador como relator em duas comissões especiais do Senado.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADO, EDUCAÇÃO.:
  • Comentários sobre a atuação parlamentar do orador como relator em duas comissões especiais do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2013 - Página 76173
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADO, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, RELAÇÃO, RELATORIO, COMISSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETO, FINANCIAMENTO, EDUCAÇÃO, DISCUSSÃO, PACTO FEDERATIVO.

            O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de ter feito um aparte à fala do Senador Renan Calheiros, mas, na hora em que ele já estava terminando, eu estava fazendo um comentário com o Senador Mozarildo sobre a ordem das falas.

            Eu quero aproveitar para parabenizar o Senador Presidente, Renan Calheiros, pelo trabalho que tem feito por meio de diversos gestos. Alguns ele já citou aqui; todos eles elogiáveis. Outro sobre as sessões plenárias que ele tem feito aqui para discutirmos grandes temas nacionais.

            Ontem, foi uma sessão extremamente rica. É uma pena que nós temos tantas atividades aqui que não dá tempo de ficar o tempo todo para debater, mas foi uma bela reunião.

            Eu aproveito, Senador Renan Calheiros, para fazer uma espécie de relatório sobre duas das comissões que o senhor criou, nas quais me nomeou como Relator.

            A primeira tem 90 dias - claro que vamos ter que trabalhar o problema de recesso - para elaborar propostas de financiamento para a educação. Já tivemos uma belíssima audiência e já temos até, eu diria, uma espécie de esboço de como será o relatório. A outra é a comissão para discutir o futuro - o futuro mesmo, daqui a 30 anos, a 40 anos, daqui para frente, no Brasil. Em relação a essa, já tivemos uma reunião também na linha de discutir como será o desenho da Federação daqui a algumas décadas. E tínhamos uma outra marcada para discutir o ensino superior, mas, na conversa com o Presidente, o Senador Luiz Henrique, nós decidimos mudar o rumo da comissão. 

            Eu estava orientando, como Relator, pensando no meu relatório. Depois de algumas conversas - e talvez seja até ideia do Senador Renan -, ouvi que não apenas o relatório é importante, mas o próprio debate em si. Então, estamos reorientando para fazer grandes eventos, e o primeiro será no dia 28 de novembro, sobre o ensino superior. Não mais como estávamos organizando para debater, como deveria ser o relatório, e, sim, para trazer grandes personalidades, até do exterior, que possam debater um tema que não é só o futuro do ensino superior no Brasil, mas para onde vai essa instituição chamada universidade, nas próximas décadas, com a revolução que está ocorrendo nos sistemas de ensino.

            Então, são duas das suas iniciativas que estão a meu cargo junto com a Presidenta Angela Portela e com o Presidente Luiz Henrique. Estamos a pleno vapor, graças aos dois Presidentes.

            Era isso.

            Parabéns pela fala, que eu vinha ouvindo parte pela rádio e a outra, final, assisti aqui.

            Creio que o Senado está hoje mais presente do que esteve em passado recente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2013 - Página 76173