Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade a todas as mulheres vítimas de violência doméstica no país, especialmente à jovem Mara Rúbia.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Solidariedade a todas as mulheres vítimas de violência doméstica no país, especialmente à jovem Mara Rúbia.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79318
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • DISCURSO, SOLIDARIEDADE, MULHER, VITIMA, VIOLENCIA DOMESTICA, PAIS.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Agradeço a delicadeza do amigo, Senador Benedito de Lira.

            Presidente Renan Calheiros, as iniciativas da Senadora Vanessa Grazziotin, da Senadora Lúcia Vânia e da Senadora Ana Rita compõem o elenco das providências que, no plano legislativo e também no plano institucional, podemos tomar, mas é, sobretudo, um gesto humano de solidariedade a uma pessoa que foi ferida na sua essência, na sua alma.

            Mais do que tirar-lhe os olhos, a visão de uma mulher jovem, com 27 anos, Mara Rúbia, esse criminoso, frio - porque pegou uma mulher indefesa, no recôndito do seu lar, com quem teve um filho -, tirou a sua alma, feriu a sua alma.

            Este é um crime, eu diria, hediondo, até pelas condições como foi praticado.

            Essa solidariedade que nós mulheres, Senadoras e Senadores, Deputadas e Deputados Federais, estamos lhe dando é para demonstrar que nós aqui, que encerramos há pouco um Outubro Rosa, para exatamente prevenir as mulheres de doenças como o câncer de mama e outras, estamos agora tratando de uma doença muito mais grave do que o câncer, que é o drama da violência contra a mulher.

            Então, a nossa solidariedade a você e a todas as mulheres deste imenso Brasil, inclusive do meu Estado, que é um dos Estados, Senadora Ana Rita, onde V. Exª esteve fazendo a CPI da Violência contra a Mulher e verificando que, lamentavelmente, apresenta índices de violência contra a mulher assustadores e alarmantes.

            E é isso que nós temos de combater, tanto quanto combatemos o câncer que tanto prejudica as mulheres e os homens. Esse é o maior mal que nós temos hoje, em nosso País.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79318