Pela Liderança durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pela expedição de ordem de serviço de restauração da BR-425, no Estado de Rondônia; e outro assunto.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO). DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Alegria pela expedição de ordem de serviço de restauração da BR-425, no Estado de Rondônia; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2013 - Página 70565
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO). DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ASSINATURA, ORDEM, SERVIÇO, RESTAURAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO AMAZONICA, TRANSPORTE, PRODUÇÃO AGRICOLA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORTE, BRASIL, AMERICA LATINA.
  • AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE AGRICULTURA, PROJETO, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, INFRAESTRUTURA, PORTO, REGIÃO NORTE, ESTADO DE RONDONIA (RO), ESCOAMENTO, PRODUÇÃO AGRICOLA.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, na última quinta e sexta-feira, juntamente com o Senador Valdir Raupp, com o Senador Ivo Cassol, com a Deputada Marinha e demais autoridades de Rondônia, estivemos, com a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e a da Câmara dos Deputados, em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, na quinta-feira, e em Porto Velho, na sexta-feira, no Estado de Rondônia, onde finalmente foi dada a ordem de serviço para a restauração da BR-425 e também foi realizado um seminário sobre logística para o desenvolvimento integrado da Amazônia, com foco, é claro, no nosso Estado de Rondônia, nunca deixando de lado, Sr. Presidente, o seu Estado, o Estado de Roraima, pois, no nosso entendimento, o crescimento e o desenvolvimento da Amazônia têm que ser integrados. Nós temos que crescer, o Estado de Rondônia, o Estado do Amazonas, o Estado de Roraima, o Estado do Acre. São Estados que dependem um do outro. Não são Estados concorrentes. São Estados que podem crescer juntos. E esse é o nosso objetivo.

            Liderados pelo Senador Raupp, estivemos em Porto Velho, em Rondônia, com a Comissão de Infraestrutura para debater a questão da logística, do crescimento e do desenvolvimento, com relação ao transporte dos produtos, principalmente agrícolas, de grãos que são produzidos no Estado de Rondônia, no Estado de Mato Grosso e no Estado do Acre, vizinho de Rondônia, a fim de que sejam transportados para outros Estados e outros países.

            A assinatura da ordem de serviço para o início das obras de restauração da BR-425, no Vale do Mamoré, representa o fim da angústia para a população da região e um novo tempo de esperança e desenvolvimento para as famílias que moram tanto em Guajará-Mirim quanto em Nova Mamoré.

            Na solenidade da assinatura da ordem de serviço, o Vice-Governador Airton Gurgacz fez uma homenagem a uma das lideranças de Guajará-Mirim que mais lutou pela construção e restauração dessa rodovia, o ex-Prefeito, ex-Deputado Estadual e ex-Diretor-Geral do DER Isaac Bennesby, que foi totalmente apoiado pelos demais integrantes da nossa comitiva -- Senador Raupp, Senador Ivo Cassol.

            Sugerimos a homenagem ao DNIT, e o Vice-Governador Airton Gurgacz também, e estamos apresentando hoje, aqui no Senado, projeto de lei para que a BR-425 passe a se chamar também Rodovia Isaac Bennesby, com o apoiamento e assinatura conjunta dos demais Senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp. Creio que é uma homenagem justa, pois este homem foi o maior responsável pela pavimentação da BR-425.

            O que chama a atenção é que a primeira etapa dessa obra iniciou-se com recursos municipais, empenhados pelo então Prefeito Bennesby, e a segunda etapa, através de convênio com o Governo do Estado de Rondônia -- na época, o Diretor-Geral era o atual Senador Valdir Raupp de Matos.

            Essa obra permitiu, depois de sua construção, um impulso no desenvolvimento econômico nos diversos Municípios ao longo do Rio Mamoré, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Portanto, no momento em que essa rodovia será completamente restaurada pelo Governo do Estado, nada mais justo do que prestar essa homenagem ao nosso amigo Isaac Bennesby, que nos deixou em 25 de dezembro de 2011.

            Com a restauração da rodovia, abre-se caminho para projetos importantes para o Estado e para a integração do Brasil aos demais países da América Latina, como o terminal portuário no Rio Mamoré, a ponte binacional e projetos de desenvolvimento local, que devem ser retomados pela Suframa e pelo Governo do Estado para estimular a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim.

            O terminal portuário de Guajará-Mirim, por exemplo, é uma obra que estava no PAC 1, foi mantida no PAC 2 e já estamos caminhando…

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - … para o PAC 3, e, até agora, nada dessa obra. Mas creio que agora ela vai acontecer, é uma obra importantíssima para o Estado de Rondônia e, principalmente, para Guajará-Mirim.

            Após a audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado que realizamos em Guajará-Mirim,no dia 30 de agosto, quando discutimos as dificuldades econômicas enfrentadas pela região, estive com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, numa reunião de trabalho onde mostrei a situação da região, inclusive com fotos das margens do Rio Mamoré, mostrando a precária situação do terminal de exportação do Brasil na região, que, na verdade, trata-se de um barranco com pranchas de madeira para escoar a produção agrícola, produtos alimentícios, eletrônicos e manufaturados. Uma vergonha para um porto que se presta para exportação para uma população de mais de 300 mil pessoas que vivem na região do Beni, na Bolívia, que dependem muito dos produtos produzidos no Brasil, em especial no Estado de Rondônia.

            Diante de nosso apelo, a Ministra tomou providências para que o projeto de construção do Porto de Guajará-Mirim fosse retomado, e agora voltamos a Guajará-Mirim, com os diretores e técnicos do DNIT, para anunciar a licitação do porto para o primeiro trimestre do ano que vem.

            A união de forças políticas e econômicas em prol de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que propomos nessa audiência da Comissão de Agricultura, está apresentando resultados positivos. E, mais uma vez, reafirmamos o compromisso assumido com a população de Guajará-Mirim, com o Prefeito Dúlcio Mendes, com a população de Nova Mamoré, e com o Prefeito Laerte Queiroz, de resolver os entraves burocráticos, econômicos e políticos que estão atrapalhando o desenvolvimento da região, e trabalhar de forma unida com a Bancada federal e o Governo do Estado.

            Sr. Presidente, Rondônia está vivendo um momento importante de alinhamento político da Bancada federal com o Governo do Estado e o Governo Federal. Precisamos acelerar os projetos em execução e andamento em todo o Estado de Rondônia. Enquanto a economia e, principalmente, a produção agrícola de Rondônia cresce de forma exponencial, a infraestrutura para escoamento de nossa produção caminha a passos lentos. Mas nós temos acompanhado o Governo do Estado mediante uma ação do nosso Governador Confúcio Moura, que tem feito um empenho muito grande para desenvolver o Estado de Rondônia, principalmente com relação a investimentos de infraestrutura, que têm trazido um resultado excepcional para o crescimento do Estado, principalmente com relação à produção agrícola do nosso Estado de Rondônia, contribuindo…

(Interrupção do som.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Mais um minutinho. Muito obrigado, Sr. Presidente.

            …contribuindo, assim, para o saldo positivo da balança comercial brasileira, pois é por meio do agronegócio, da produção agrícola que o Brasil consegue disputar o saldo positivo com o negativo da balança comercial brasileira neste momento. Se nós tirarmos a produção agrícola da balança comercial, nós teremos um déficit muito grande.

            Portanto, fica aqui o nosso apelo para que o Governo Federal mantenha e incremente os investimentos na infraestrutura para que nós possamos fazer com que o Brasil se torne mais competitivo com relação a preços da nossa produção em geral, em especial a produção agrícola do nosso País, particularmente da Amazônia e do nosso Estado de Rondônia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, demais Senadores que nos aguardam.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2013 - Página 70565