Pela ordem durante a 212ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da visita ao Senado e da agenda no Brasil do Embaixador da Croácia no País, o senhor Drago Stambuk.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA, POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro da visita ao Senado e da agenda no Brasil do Embaixador da Croácia no País, o senhor Drago Stambuk.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2013 - Página 85166
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA, POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA OFICIAL, EMBAIXADOR, CROACIA, PAIS ESTRANGEIRO, BRASIL, VISITA, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), AGRADECIMENTO, PUBLICO, CIDADE, RECEPÇÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Senador Paulo Paim, Senador Mozarildo, nossos caros telespectadores da Rádio Senado e ouvintes da Rádio Senado.

            Antes de ocupar a tribuna, registro que é com muita alegria e muita honra que estamos recebendo a visita do Embaixador da Croácia no Brasil, Drago Štambuk. O Embaixador serviu, antes de chegar ao Brasil, na Coreia do Sul, no Japão, na Grã-Bretanha, na Índia e no Egito. Agora, ele está nessa missão tão relevante que é aproximar as relações bilaterais entre o Brasil e a Croácia.

            É bom lembrar que a Croácia foi o último país a entrar na União Europeia. Nós que pertencemos ao Mercosul estamos negociando um acordo Mercosul-União Europeia. Portanto, ter mais um aliado no bloco é muito importante.

            A Croácia tem muitos interesses que podem ser conciliados com os do Brasil, especialmente na indústria naval, na exploração petroquímica. Para o Rio Grande do Sul, especialmente, Senador Paim, que é do nosso Estado, a área naval é uma área importante de interesse que a Croácia tem, fora ser um país de grande expertise na área do turismo, o que nós também temos.

            Eu queria aproveitar esse registro para dizer que a agenda do Embaixador em Porto Alegre na primeira visita que ele fez como Embaixador ao Rio Grande do Sul envolveu uma recepção oficial. Eu queria agradecer, de público, ao Vice-Governador no exercício do Governo, Beto Grill; ao Presidente da Assembleia, Pedro Westphalen; ao Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; além do Arcebispo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, Dom Jaime Spengler; do Reitor da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Joaquim Clotet; do Presidente da Federação das Indústrias, Heitor Müller; de Assis Brasil, que é nosso escritor e Secretário de Cultura; e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Foi uma agenda extremamente produtiva nesses contatos.

            Isso não foi só também. Ele esteve com o Comandante do Comando Militar do Sul, General Bolivar Goellner, porque a Croácia também tem expertise na área de defesa.

            E, evidentemente, não menos importante foi a visita que ele fez a Gramado e a Canela, que são os dois grandes centros de turismo do Rio Grande do Sul - há outros, mas esses têm um grande apelo -, visitando o Prefeito Cléo Port, em Canela, e o Prefeito Nestor Tissot, onde ele pôde acompanhar o Natal Luz, que é um dos mais importantes eventos nacionais e internacionais que têm o Brasil e especialmente a nossa região.

            Então, eu queria dizer que é com muita alegria que o saúdo, ao mesmo tempo em que agradeço a todos aqueles que receberam, com muita distinção, o Embaixador. Ele me fez um relato hoje sobre a visita e me disse que dificilmente ele terá um tratamento como o que teve no Rio Grande do Sul, nas visitas que ele fará a outros países, porque ele considerou - e nós brincamos - o Rio Grande do Sul um país amigo, não é Senador Paim?

            Então, foi extremamente gratificante saber que ele foi lá muito bem recebido. Eu liguei já para as pessoas todas, para as autoridades, agradecendo-lhes pela forma como elas acolheram, no nosso Estado, o Rio Grande do Sul, o Embaixador da Croácia.

            Ele é um médico gastroenterologista, mas é também um poeta. Senador Paim, o senhor que é um poeta também, o Embaixador Drago é um poeta e todos ficaram muito bem impressionados com o Embaixador da Croácia.

            Então, numa missão parlamentar brasileira deve, talvez no início do ano, um grupo pequeno de Parlamentares, visitar a Croácia, dentro dessa sequência de relacionamento bilateral para ajudar os nossos países.

            Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2013 - Página 85166