Pela ordem durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato de missão parlamentar, realizada por S.Exª, no Equador.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA EXTERNA.:
  • Relato de missão parlamentar, realizada por S.Exª, no Equador.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2013 - Página 85756
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS, VIAGEM, ORADOR, MISSÃO, DIPLOMACIA, PAIS ESTRANGEIRO, EQUADOR, MELHORAMENTO, RELAÇÃO, BRASIL, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, RELATORIO, ANAIS DO SENADO, REGISTRO, CRIAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, aproveitando a marcha relativamente lenta da votação, gostaria de pedir a V. Exª que fizesse inserir nos Anais do Senado Federal um breve relatório que faço de minha viagem ao Equador, em substituição à Senadora Vanessa Grazziotin, que estava em outra missão, tão importante quanto à do Equador. Esse fato permitiu a ausência absoluta da nossa Bancada em algumas votações, mas as questões tratadas eram de grande relevância.

            A primeira dizia respeito a uma pendência entre o governo do Equador e a empresa ChevronTexaco. Nós tivemos um documento, assinado por 44 Srs. Senadores e Senadoras, que foi entregue ao Presidente Rafael Correa, em uma solenidade cívica e popular realizada pelo governo.

            No diálogo com o governo equatoriano, o Presidente Rafael Correa anunciou a sua pretensão de fazer uma visita ao Brasil, oportunidade em que, além de discutir as relações políticas e econômicas com o Brasil, quer aprofundar o conhecimento sobre os programas sociais do governo brasileiro, com o intuito de poder, se for necessário, reproduzir alguns programas no Equador. S. Exª aproveitou para mandar um abraço também para a Senadora Vanessa Grazziotin.

            Foi uma recepção muito calorosa entre a representação brasileira e o governo equatoriano do Presidente Rafael Correa, que nos recebeu de forma alegre, cantou três músicas do Roberto Carlos para os brasileiros, mostrando a simpatia do Presidente equatoriano para com o povo brasileiro.

            Portanto, Sr. Presidente, eu gostaria de fazer esses registros, porque é uma prestação de contas imediata da nossa atividade, que foi bem-sucedida.

            E quero dizer que acompanharam essa missão, digamos assim, brasileira, também, estavam ali presentes naquela missão o Sr. Carlos Alberto Almeida, jornalista da Telesur que estava ali em nome da empresa; e também o brasileiro, estudioso da causa social, política e econômica do Brasil e da nossa região da América do Sul, Emir Sader, para nossa alegria e satisfação, acompanhado também pelo seu filho, numa missão muito importante de apoio ao governo do Equador.

            Então, Sr. Presidente, faço esse registro de uma prestação de contas de uma missão que eu considerei muito importante. E aproveito para anunciar que foi criado, também, na semana passada, no dia 19, Dia da Bandeira no Brasil, a Frente Parlamentar de Amizade Brasil-Equador. É uma frente mista, com Deputados e Senadores, que tem o objetivo de buscar estreitar os laços entre essas duas nações amigas da América do Sul.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR INÁCIO ARRUDA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Relatório sobre visita de missão ao Equador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2013 - Página 85756