Discurso durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento à Ministra Gleisi Hoffmann por atender representantes da indústria calçadista na busca de solução para a barreira imposta pelo governo argentino à importação de calçados brasileiros; e outro assunto.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Agradecimento à Ministra Gleisi Hoffmann por atender representantes da indústria calçadista na busca de solução para a barreira imposta pelo governo argentino à importação de calçados brasileiros; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2013 - Página 86315
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, GLEISI HOFFMANN, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, TENTATIVA, ATUAÇÃO, SOLUÇÃO, BLOQUEIO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ARGENTINA, COMERCIO EXTERIOR, AQUISIÇÃO, PRODUTO, BRASIL, PREJUIZO, INDUSTRIA, CALÇADO.
  • DIFICULDADE, SITUAÇÃO FINANCEIRA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ATRASO, PAGAMENTO, FUNCIONARIOS.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Abro mão da minha inscrição, Senador Paulo Paim, mas quero apenas saudar a presença, no nosso plenário, da querida Deputada Rebecca Garcia, do meu Partido, com muita honra, Deputada pelo Estado do Amazonas, e quero, aproveitando que V. Exª está na Presidência e agradecendo ao Senador Ferraço, agradecer, aqui, publicamente, a atenção da Ministra Gleisi Hoffmann.

            Ontem, usei a tribuna para pedir um SOS na questão da barreira argentina ao calçado brasileiro, que atinge especialmente a indústria gaúcha de calçados. São 750 mil pares que aguardam que seja levantada a barreira que a Argentina levantou substituindo a importação de calçados brasileiros por calçados da China, o que não é uma coisa conveniente.

            A Ministra Gleisi Hoffmann, atendendo a solicitação de V. Exª para uma audiência, recebeu a Abicalçados, a ACI de Novo Hamburgo e representantes de várias empresas exportadoras de calçados. A informação de que representantes do Ministério da Indústria e Comércio estão, em Buenos Aires, conversando com o novo Ministro da Economia e também de que a Apex já está discutindo alternativas para a exportação são iniciativas saudáveis, necessárias e emergenciais, nessa ação do Governo liderada pelo Ministro Fernando Pimentel, e hoje a Ministra Gleisi Hoffmann foi extremamente prática e objetiva.

            Agradeço à sua assessoria e a ela pessoalmente, que atendeu com muita deferência a nossa solicitação. A nova reivindicação é de que se mantenha o Reintegra, Senador Armando Monteiro, que sabe o quanto o Reintegra é uma questão importante para o setor exportador brasileiro, especialmente esse de alta tecnologia, alta mão de obra, onde temos um valor agregado muito grande.

            Por fim, também agradecendo ao Senador, quero dizer que 102 Municípios gaúchos não têm dinheiro para pagar o 13º salário dos funcionários. Isso é apenas o retrato, a ponta do iceberg da situação financeira que a maioria dos Municípios brasileiros está enfrentando hoje. Tenho certeza de que em todos os Estados a situação não é diferente.

            Então, quero agradecer ao Senador Ricardo Ferraço e dizer, Senador Paulo Paim, que temos que intensificar as ações pelo Pacto Federativo aqui, porque esse dado da federação dos Municípios gaúchos, a Famurs, liderada pelo nosso Prefeito Valdir Andres, revela essa gravidade.

            Obrigada a V. Exª e meus cumprimentos, agradecendo à Ministra Gleisi Hoffmann.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2013 - Página 86315