Fala da Presidência durante a 218ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos trinta anos de fundação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos trinta anos de fundação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2013 - Página 89222
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DEPARTAMENTO, ENTIDADES SINDICAIS, ASSESSORIA LEGISLATIVA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, GARANTIA, DIREITOS, TRABALHADOR, PARCERIA, LEGISLATIVO.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            A presente Sessão Especial destina-se a comemorar os 30 anos do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), nos termos do Requerimento nº 1.322, de 2013, de autoria deste Senador e de outros.

            Composição da Mesa.

            Convidamos o Superintendente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Sr. Epaminondas Lino de Jesus; convidamos também o Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Sr. Antônio Augusto de Queiroz.

            Palmas para ambos. (Palmas.)

            Convidamos o Diretor Técnico do Dieese, Sr. Clemente Ganz Lúcio.

            O Senador Rodrigo Rollemberg também já se encontra conosco.

            Eu estou presidindo a Comissão de Direito Humanos, onde está acontecendo um debate sobre a morte de 242 jovens na boate Kiss, em Santa Maria. É um debate muito tenso e muito forte. Eles fizeram um apelo enorme para que eu suspendesse aquela audiência pública e viesse aqui para esse compromisso, de um projeto de minha autoria, que é essa sessão de homenagem.

            Eu quero, de pronto aqui, fazer este meu pronunciamento, Toninho. Não sei se o Ulisses Riedel pôde vir - não sei se está aqui ou está em São Paulo.

            Mas, para falar sobre a Diap, eu não preciso ler. Eu diria que a nossa história do movimento sindical está vinculada diretamente ao Diap. O Diap sempre esteve ao nosso lado - na Assembleia Nacional Constituinte, no embate mesmo antes da Assembleia Nacional Constituinte, quando aqui, em plena ditadura, já era o Toninho, era o Ulisses, que sempre estiveram do nosso lado, fazendo o bom debate na construção de políticas sociais, principalmente, na ótica do movimento sindical e dos trabalhadores. Ao longo da Constituinte, eu poderia dizer que foi fundamental.

            Eu me lembro, Toninho, daquele encontro na Contag, no espaço da Contag. Lá estávamos nós a elaborar aquela proposta que acabou sendo o coração do texto que tratou da ordem social, principalmente do art. 6º ao 12; o capítulo dos servidores públicos também foi fundamental.

            Depois trabalhamos e articulamos também a proposta no campo da previdência, sempre com a participação das entidades e, naturalmente, liderados pelo Diap. Então, Toninho, esses 30 anos do Diap têm uma história bonita, que é um orgulho muito grande para todos nós.

            Este pronunciamento que faço será rápido, mas bem objetivo e sincero, por conhecer o Diap em toda sua história. Ele tem um papel fundamental ainda, com certeza, no dia a dia das nossas vidas e vai continuar tendo por muito tempo.

            Faço essa rápida introdução e convido o Senador Rollemberg para que, daqui, da Presidência, faça o seu pronunciamento. Depois, ele passará a palavra para os nossos convidados da Mesa. Eu retorno à Comissão de Direitos Humanos para fazer o fechamento daquela reunião e volto ao plenário para liberar o Senador Rollemberg.

            Pode ser assim?

            Estamos aqui trabalhando... Trabalhar é isso, não é, Rollemberg?

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Fora do microfone.) - É isso.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - O Rollemberg vai atender outro pessoal mais tarde, e eu tenho de fechar os encaminhamentos na reunião sobre a boate Kiss, mas não poderia deixar de vir aqui abrir esta sessão tão importante em homenagem aos 30 anos do nosso querido Diap.

            Então, neste momento, convido o Senador Rollemberg a assumir a Presidência. Daqui da Presidência, ele fará o seu pronunciamento e convidará os membros da Mesa a também se posicionarem sobre a importância dos 30 anos.

            Nesse período em que o Senador Rollemberg fica aqui e os três falam, dá tempo de eu encerrar a outra reunião.

            Obrigado, Rollemberg. V. Exª é parceiro sempre. É uma alegria trabalhar com V. Exª!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2013 - Página 89222