Discurso durante a 230ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Pedido de providências ao Senado Federal referência as ameaças da ABIN ao Sr. Paulo Fonteles Filho.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, SENADO.:
  • * Pedido de providências ao Senado Federal referência as ameaças da ABIN ao Sr. Paulo Fonteles Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2013 - Página 97172
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, SENADO.
Indexação
  • PEDIDO, PROVIDENCIA, SENADO, REFERENCIA, ATUAÇÃO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), RELAÇÃO, AMEAÇA, PESSOA FISICA, MOTIVO, DEPOIMENTO, LOCAL, SUBCOMISSÃO, VERDADE, JUSTIÇA, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS (CDH), SOLICITAÇÃO, CONVOCAÇÃO, REPRESENTANTE, ESCLARECIMENTOS.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, de forma muito breve, evidentemente, porque queremos votar na sessão do Congresso, não poderíamos deixar de registrar também nossa indignação diante dos fatos ocorridos.

            O Paulo Fonteles, filho de Paulo Fonteles, um homem que deu a sua vida pela liberdade...

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - O Paulo Fonteles Filho.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE) - Deu a sua vida pela liberdade e pela democracia no Brasil, foi assassinado. João Batista, todos esses homens militantes nossos do PCdoB, do Partido Socialista, da causa emancipadora nacional, contra aquela ditadura feroz, uma ditadura draconiana que se instalou no País, e nós somos atingidos agora por esse tipo de atuação.

            Eu não quero nem acreditar que isto está acontecendo, mas os fatos precisam ser esclarecidos para nós, aqui na Casa do Senado.

            Então, nós queremos, já de antemão, atuar em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, o Senador João Capiberibe, Senadora Ana Rita, Senador Randolfe. E creio que esta não é uma causa desses Senadores, é uma causa do Senado da República.

            O Senado, amanhã, ou o Congresso, amanhã, vai reconduzir, de forma simbólica, o posto do Presidente João Goulart. Então, veja que, numa situação desta, é inadmissível que atos dessa natureza possam atingir a figura de Paulo Fonteles Filho. Eu considero absurdo o que está existindo.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Sem dúvida.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE) - Nós vamos requerer ao nosso Ministro da Justiça e ao dirigente da Abin que esclareçam esses fatos. Nós não podemos aceitar, de forma nenhuma, que um jovem como Paulo Fonteles Filho seja perseguido, nos dias atuais, por querer esclarecer a verdade.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2013 - Página 97172