Pela Liderança durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao PMDB pelo transcurso de 48 anos de sua fundação.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações ao PMDB pelo transcurso de 48 anos de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2014 - Página 184
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), COMENTARIO, CRIAÇÃO, OPOSIÇÃO, PERIODO, REGIME MILITAR, EXPECTATIVA, CANDIDATURA, ELEIÇÕES.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, parabenizo a Senadora Vanessa pelo pronunciamento em homenagem aos 92 anos do PCdoB, hoje. Coincidentemente, o PMDB completou ontem, Senador Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do Partido, 48 anos. Aí há uma disputa: o PCdoB é o partido mais antigo do Brasil, mas, em atividade, dizem que é o PMDB. Ininterruptamente, 48 anos em atividade. Em parceria com o PCdoB e outros partidos, contribuiu muito para a queda da ditadura militar.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) completou 48 anos de sua fundação. Trata-se de uma das mais longevas histórias partidárias de todo o período republicano e, mais do que isso, de uma história fundamental para a instituição do Estado democrático de direito que hoje preside a vida cívica nacional.

            O meu Partido, nascido simplesmente Movimento Democrático Brasileiro, deveria ter sido apenas uma agremiação partidária destinada a figurar, para mero efeito de propaganda, como a oposição consentida da ditadura militar. Isso é o que pensavam os chefes do regime de exceção inaugurado em 1964. Mas não foi o que aconteceu.

            O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como ainda o chamam alguns Parlamentares e outros correligionários, logo galvanizou a parcela democrática das lideranças políticas nacionais e tornou-se a fortaleza da resistência democrática. Essa foi a luta de tantos líderes na época, dentre os quais destaco: Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Dante de Oliveira - o Senhor Diretas -, Chico Pinto, Teotônio Vilela, Itamar Franco, Pedro Simon, Paulo Brossard, Jarbas Vasconcelos, Franco Montoro, José Richa, Jerônimo Santana - que foi Governador do meu Estado -, e tantos outros.

            Conquistando, pouco a pouco, a confiança popular, o PMDB imputou ao regime incríveis derrotas eleitorais, como foi o caso das eleições de 1974, exemplo ainda mais notável ante a penúria de recursos de toda a natureza com que lidava a oposição política naqueles tempos.

            Não foi um enfrentamento sem consequências, e muitas carreiras públicas foram ceifadas ao longo do caminho. Isso, contudo, não abalou a certeza que o MDB construiu acerca de seu destino histórico.

            Foi o Partido, enfim, já na transição para a sigla PMDB, que comandaria o espetáculo da transição democrática sem derramamento de sangue, protagonizada pela geração de Tancredo Neves, de Ulysses Guimarães, de José Sarney e de muitos outros dos grandes nomes que deu à política brasileira.

            Hoje, já distantes daqueles tempos heróicos, o PMDB continua sendo uma força destacada do nosso panorama político-partidário. Agraciado pela confiança popular, por robustas bancadas no Senado, na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores, é forte ainda no universo dos Executivos estaduais e municipais, ocupando seu Presidente licenciado, Michel Temer, atualmente...

            O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Raupp, permita-me interrompê-lo para que V. Exª possa saudar também os estudantes de nível fundamental do Centro Comunitário São Lucas, de Ceilândia, Distrito Federal, que se encontram nas galerias.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO) - Sejam bem-vindos os nossos estudantes.

            Sr. Presidente, o Partido tem o Presidente Michel Temer, que ocupa hoje o cargo de Vice-Presidente da República; o Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros; e o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Henrique Alves. Na eleição que vamos realizar este ano, o PMDB conta com 21 pré-candidatos aos Governos estaduais, mais um marco histórico na política do nosso Partido. E certamente com centenas de candidatos a Deputados Federais e Estaduais e, também, cinco pré-candidatos a Vice-Governador. Então, o PMDB estará presente nas eleições de outubro deste ano em 26 Estados, nas majoritárias, com candidatos ou aos governos ou a vice-governadores.

            O PMDB é, sobretudo, uma agremiação com fortes raízes regionais e locais, estando virtualmente presente em todos os recantos do território brasileiro, fato que o legitima como o verdadeiro e indispensável fiel da política brasileira, constituindo, desde muito, fator destacado de governabilidade e de estabilidade política.

            Mas o que melhor caracteriza o atual PMDB, Srªs e Srs. Senadores, é a sua sólida experiência no trato com a coisa pública, o que o capacita a ceder grandes quadros diretivos para toda a Administração, por força de sua capacidade, experiência e representatividade política.

            Assim, na maturidade de seus 48 anos de existência, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro destaca-se na tradução dos mais profundos e legítimos anseios do cidadão, não somente por seu honroso histórico de serviços prestados à cidadania, mas por defender uma inegável competência administrativa. É a famosa democracia eficiente. Isso permite que todos nós, membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o conheçamos e o reconheçamos, cada vez mais, como um partido diferenciado, que defende a eficiência no serviço público. Essa bandeira do partido é no sentido de que quanto mais eficiente for o serviço público, mais o cidadão se sentirá devidamente representado, mais as expectativas da população serão atendidas.

            A todos aqueles que fizeram e que ainda fazem a história do PMDB, a minha emocionada saudação pela passagem do dia 24 de março de 2014, data na qual completou nossa agremiação 48 anos de uma história que mudou a história do Brasil.

            Parabéns ao PMDB!

            Sr. Presidente, era o que eu tinha para o momento, de saudação a esse partido que tanto contribuiu e está contribuindo para o desenvolvimento do País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2014 - Página 184