Discurso durante a 162ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da fundação da Congregação Irmãs de Maria.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da fundação da Congregação Irmãs de Maria.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2014 - Página 12
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, IRMÃ DE CARIDADE.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Anibal Diniz; Exmo Sr. Senador José Sarney, signatário da presente sessão; Exmo Sr. Senador João Alberto; presidente do Instituto Social das Irmãs de Maria de Banneux no Brasil e diretora administrativa da escola Vila das Crianças, Reverenda Srª Irmã Jucunda Hu; diretora pedagógica do Instituto Social das Irmãs de Maria no Brasil, Srª Márcia do Rocio Fava de Sousa; primeira Irmã brasileira a ingressar na Congregação das Irmãs de Maria, Reverenda Srª Irmã Marinei Ferreira dos Santos; graduada do Instituto Social das Irmãs de Maria, Srª Taynara Fernandes de Alencar; aluna do Ensino Médio do curso de Secretariado da escola Vila das Crianças, Srª Paula Dayane Silva Santos; demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, foi com enorme satisfação que me associei aos Senadores José Sarney (do PMDB do Amapá), Flexa Ribeiro (PSDB do Pará), Eduardo Suplicy (PT de São Paulo), Jorge Viana (PT do Acre), Pedro Simon (PMDB do Rio Grande do Sul), Ruben Figueró (PSDB do Mato Grosso do Sul), na sugestão desta justa e merecida homenagem à Congregação Irmãs de Maria pela passagem dos seus 50 anos de existência.

            Desde que foi criada pelo Padre Aloysius Schwartz, em 1964, na Coreia do Sul, a Congregação Irmãs de Maria desenvolve um trabalho fabuloso de promoção da educação básica, inserção social e atendimento às pessoas carentes dos diversos países em que atua.

            Presente nas Filipinas, Guatemala, Honduras, México e Brasil, além da Coreia do Sul, a Congregação vem oferecendo esses 50 anos de profícua existência e inúmeros serviços de assistência social e médica a moradores de rua e necessitados em geral, notadamente nas áreas menos favorecidas de nossos grandes centros urbanos. São toneladas de alimentos e itens de primeira necessidade oferecidos àqueles que contam com quase nada, desamparados e renegados à própria sorte, em vias públicas, viadutos e demais logradouros.

            Ao praticar a caridade e tê-la como hábito de fé, postura que deve estar arraigada em todos os corações verdadeiramente cristãos, a Congregação Irmãs de Maria nos ensina a mais valorosa lição de generosidade e amor ao próximo, estabelecendo um inquebrantável compromisso com o bem-estar físico e espiritual de todos os que nos cercam.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Congregação Irmãs de Maria tem resgatado inúmeras pessoas da miséria, não apenas ofertando o pão, o pão nosso de cada dia, mas, sobretudo, o conhecimento libertador de um ofício ou profissão.

            Ao promover atividades educacionais, por meio de diversos cursos técnicos profissionalizantes, a Congregação tem permitido a esses desamparados a oportunidade de uma nova vida, oferecendo-lhes a chance única de se tornarem cidadãos produtivos e inseridos em seu contexto social. São cursos de auxiliar de enfermagem, informática, secretariado e artes, entre outros, que acabam por transformar a vida de quem já não tinha esperança, de que não conseguia desenvolver suas habilidades e seu potencial criativo.

            Sr. Presidente, senhoras e senhores, como já cantou Caetano Veloso, “gente é feita para brilhar, não para morrer de fome”. Esse é o lema da Congregação Irmãs de Maria, que, ao completar 50 anos, continua levando alimento físico, espiritual e intelectual para milhares de desamparados e desassistidos.

            Vida longa às Irmãs de Maria!

            Parabéns, Presidente Sarney, pelo apoio. Parabéns, Srªs e Srs. Senadores, e a todos aqueles que apoiam as Irmãs de Maria.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2014 - Página 12