Discurso durante a 68ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª no lançamento do Programa Matopiba, hoje, no Estado do Tocantins.

Autor
Donizeti Nogueira (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Divino Donizeti Borges Nogueira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da participação de S. Exª no lançamento do Programa Matopiba, hoje, no Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2015 - Página 291
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, LOCAL, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ASSUNTO, DESENVOLVIMENTO AGROPECUARIO, REGIÃO, COMENTARIO, BENEFICIO, PROGRAMA, POPULAÇÃO, CUMPRIMENTO, KATIA ABREU, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, PROMOÇÃO, AGROPECUARIA, PAIS.

            O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, estive hoje no Estado de Tocantins, acompanhando a Ministra Kátia Abreu, nossa Ministra da Agricultura do Brasil. Fui acompanhar o lançamento do Programa Matopiba, que é um programa articulado para o desenvolvimento agropecuário, envolvendo o Estado da Bahia, o Estado de Tocantins, o Estado do Piauí e o Estado do Maranhão.

            Hoje, no lançamento em Palmas, contamos com a presença do Governador Marcelo Miranda, do Deputado Federal Carlos Gaguim, da Deputada Dorinha Seabra. E dezenas de Prefeitos acompanharam o lançamento do Programa.

            Essa é uma iniciativa do Governo Federal que foi assinada pela Presidenta Dilma há uma semana, que está sendo capitaneada pela nossa colega Senadora Kátia Abreu, agora Ministra da Agricultura, e que tem uma importância muito singular neste momento do nosso País.

            Esse Programa reúne a inteligência acumulada pela pesquisa agropecuária e pelo desenvolvimento da mecanização, um território e um projeto estratégico de desenvolvimento para aquela que podemos considerar a última fronteira agrícola em áreas do bioma do Cerrado no Brasil e, quem sabe, no mundo.

            Mais de 70 milhões de hectares estão dentro desse Programa, um programa que tem, como eixo estratégico, a infraestrutura, a tecnologia, a inovação e uma política para fazer com que saiam de uma situação de pobreza no campo proprietários pequenos, médios e até grandes, que não têm conseguido prosperar na terra, mesmo sendo proprietários dela.

            Esse eixo é o eixo da ascensão das pessoas que não conseguem, hoje, ter uma vida digna, em cima da sua propriedade, para ascender a uma nova classe média.

            É o registro que faço desse importante programa. Tive a satisfação de estar lá, no meu Estado, hoje, acompanhando o lançamento.

            Pelas informações reunidas pela Embrapa, essa importante empresa brasileira de pesquisa agropecuária, que é referência inclusive para o mundo, nós podemos encontrar, por meio do site, informações sobre os dados da agricultura, da pecuária, da regularização fundiária, da logística e ainda da questão da produção.

            O programa vai fortalecer a logística existente, ampliá-la para complementá-la com outras iniciativas de BRs importantes, como a BR-010, a BR-235, que vai fazer interligação entre Estados dessa região, facilitar a logística para a produção que cresce a passos largos.

            O nosso Estado, o Estado do Tocantins, cresceu, nesse último período, 20% da sua capacidade de produção, e o registro importante, Presidente Dário Berger, é que o crescimento do País foi 5%; lá, cresceu 20%. Mas o mais importante é que, para um crescimento de 4,5%, perto de 5% no Brasil, só cresceu 0,3% da área plantada, o que vem evidenciar que estamos crescendo na inovação, na tecnologia e na produtividade. Isso significa que podemos produzir muito mais sem ter que degradar, sem ter que desmatar as florestas ainda existentes, visto que elas são extremamente necessárias para combater a crise hídrica que estamos vivendo.

            Vim aqui, hoje, para fazer este registro e aproveito para parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff, ousada, determinada em promover o desenvolvimento do campo, e parabenizar a Senadora e Ministra Kátia Abreu pelo seu empenho, sua capacidade de gestão. Em apenas quatro meses à frente do Ministério, vem fazendo história e fazendo mudanças significativas.

            Termino agradecendo a oportunidade de estar aqui e dizendo que o Brasil é um país que dá certo. Tem um Governo que tem rumo, um Governo que sabe aonde quer chegar: quer diminuir a desigualdade social e promover o desenvolvimento no campo e na cidade. De forma que vem fazendo, aos poucos, uma revolução e uma transformação em nosso País muito significativa na melhoria da qualidade de vida do nosso povo e do nosso País.

            Era o que eu tinha para o momento.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2015 - Página 291