Fala da Presidência durante a 52ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a homenagear os povos indígenas.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a homenagear os povos indígenas.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2015 - Página 203
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, INDIO, COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, LOCAL, BRASIL, POSSIBILIDADE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA.

     O SR. PRESIDENTE (João Capiberibe. Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado, Senador Randolfe Rodrigues.

     Estamos de volta depois do encontro com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, que, acompanhados de algumas lideranças indígenas, tivemos a oportunidade de encontrar ainda há pouco.

     E, através da palavra da Líder Sônia Guajajara e de outras lideranças, foi transmitida a ele a grande preocupação com a PEC 215. Foi-lhe solicitado que conversasse com o seu partido - ele é do PMDB - no sentido de que essa PEC não continuasse tramitando. Ele, então, comprometeu-se a conversar com o Presidente da

Câmara, Deputado Eduardo Cunha, e também dialogar dentro do seu partido a respeito da PEC 215.

     Em relação ao processo demarcatório, que está paralisado há tantos anos, ele disse que conversaria com a Presidente Dilma.

     Por último, com relação à mudança da matriz energética, cujas construções de hidroelétricas estão atingindo duramente a vida dos povos indígenas, a cultura, a subsistência dos povos indígenas, ele disse não conhecer profundamente essa questão. Mas eu acho que é importante que todos nós saibamos que algumas hidroelétricas, já com mais de 50 anos, hoje, estão paralisadas por não haver água. Então, como nós vamos jogar tanto dinheiro na construção de hidroelétricas se amanhã não teremos água? Na Hidroelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, das seis turbinas, só há uma funcionando. Então, é uma inconsequência seguir esse caminho. Ele, inclusive, recomendou uma aproximação maior com o Miguel Rossetto, que é o Secretário da Presidência e é a autoridade, digamos, adequada para tratar dos assuntos relativos ao processo demarcatório.

     Foi solicitada também uma atenção especial para a Funai, incluindo aí o _m dessas interinidades eternas que ocorrem nesse órgão.

     Então, esses foram os assuntos levados. Também foi solicitado que ele encaminhasse o pleito do encontro com a Presidente Dilma e tratasse dos 21 processos de demarcação que estão prontos para serem homologados. Basta a assinatura da Presidente.

     Dando sequência à nossa sessão solene, tenho a honra de passar a palavra ao Senador Telmário Mota.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2015 - Página 203