Discurso durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 20 anos da Rede Vida de Televisão Televisão, nos termos dos Requerimentos nºs 171 e 498/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.

Autor
Donizeti Nogueira (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Divino Donizeti Borges Nogueira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 20 anos da Rede Vida de Televisão Televisão, nos termos dos Requerimentos nºs 171 e 498/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2015 - Página 326
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, EMISSORA, TELEVISÃO, VINCULAÇÃO, IGREJA CATOLICA.

            O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Paulo Paim, nosso Presidente da Mesa, requerente desta sessão honrosa e importante como um marco aqui na Casa do povo brasileiro, o Senado; Sr. Deputado Givaldo Carimbão; o fundador da REDEVIDA, o Sr. João Monteiro de Barros Filho; o Presidente da REDEVIDA de Televisão, o Eminentíssimo Senhor Cardeal D. Orani João Tempesta, vim aqui hoje por três motivos: primeiro, que eu tenho um respeito e uma admiração muito grande pela Igreja Católica, que é a igreja da minha nascença e a qual, nas minhas possibilidades, eu cultuo; segundo, porque eu tenho um respeito muito grande pelo Senador Paulo Paim, que...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E eu também por V. Exª, mas V. Exª vai me permitir agora: esta sessão só pôde ser realizada graças ao Senador Donizetti, porque este espaço hoje era dele, e ele teria aqui hoje uma reunião sobre o Grito da Terra, se eu não me engano. E isso foi uma grande consideração. Mas aí eu expliquei a ele que eu receberia amanhã, em Porto Alegre, o título de Cidadão de Porto Alegre e se ele poderia, então, trocar. Ele fez um esforço enorme e trocou.

            Dessa forma, agradeço a V. Exª e também aos líderes do Grito da Terra, que trocaram para amanhã, para que eu possa então estar em Porto Alegre, recebendo o título. Eu queria dar uma salva de palmas para ele (Palmas.) pelo gesto generoso, porque eu sei que foi um esforço enorme para atender vocês e a mim também.

            O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO) - Obrigado, Senador. Era o mínimo que a gente poderia fazer, porque V. Exª também não poderia, depois da maturidade conquistada no Parlamento, na luta sindical...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Maturidade por causa de 65 anos. É isso que ele quer dizer, viu?

            O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO) - (Risos.) ... conquistada na vida e no serviço prestado a Porto Alegre, deixar de receber seu título de Cidadão, que estava marcado para amanhã. Quero parabenizá-lo por isso.

            Mas as minhas palavras são poucas, eu não preparei um discurso. Mas o que é que me ocorre?

            Uma rede de TV em nosso País é um canal de difusão de valores, de cultura muito importante. É fácil manter os grandes aglomerados de comunicação com os grandes patrocínios que recebem, mas manter uma rede de TV setorizada, com um público específico, não é fácil.

            Certamente duas coisas que eu aprendi: com meu pai, eu aprendi que nada vence o trabalho; e com a vida, eu aprendi que a paixão move o mundo. (Palmas.)

            Só mesmo pessoas apaixonadas podem conseguir fazer com que uma obra tão importante, como a existência desses vinte anos de uma rede de TV, com a finalidade que tem, aconteça. Eu acredito tanto que nada vence o trabalho e que a paixão move o mundo, porque quem está apaixonado não vê primeiro o obstáculo, Senador Paulo Paim. Ele vê primeiro o projeto que tem, a finalidade e o sonho que ele busca, e aí ele supera o obstáculo.

            Porque o impossível, na verdade, se formos parar para pensar, só existe para quem acredita no impossível. O impossível, para quem aceita desafios, será sempre possível.

            Eu quero parabenizar a iniciativa das pessoas, que sei que não são poucas que constroem essa obra tão importante para a nossa Igreja, pelos 20 anos; dizer que, pelo pouco que conheço, porque sou uma pessoa pouco afeita à TV pela falta de tempo, acabo ouvindo mais rádio do que TV, porque entro no carro e ligo o rádio, e eu viajo muito. Somente neste mês já viajei para mais de trinta Municípios, Senador Garibaldi, no meu Estado. Então, viajando e ouvindo.

            Mas, cuidar da família é cuidar da Nação brasileira. Eu sou um pouco ecumênico na questão da família no sentido de que eu acho que ela não está presa a quatro paredes, mas sim no laço que prende as pessoas.

            Ontem, Senador Paulo Paim, eu corri daqui, depois daquela sessão - e parece que Deus fez um milagre, quando adiamos a votação para terça-feira que vem - para que eu pudesse ver o show da banda do meu filho, que mora em Brasília e é músico. Eu não estava podendo ir por causa da função, mas apareceu o espaço e eu fui lá, porque eu convivo com os meus filhos, que são quatro, cada um hoje está num lugar diferente, mas procuro sempre encontrá-los. E agora uma razão maior: as duas netas que eu tenho.

            Termino dizendo que sou apaixonado pela vida, eu acredito na humanidade, eu acredito que a humanidade tem jeito. Durante muito tempo, eu ouvi algumas pessoas dizerem que a humanidade é um projeto que não deu certo. Fiquei muito tempo calado porque não sabia responder, mas hoje eu respondo, dizendo assim: eu acredito na vida, acredito na humanidade. Deus nos deu o livre arbítrio de escolher entre o certo e o errado; o bem e o mal. E, aí, a iniciativa de uma emissora de TV como essa, de uma rede de TV, que traz no nome a “vida”, acredito que tem um desafio muito grande, uma missão extraordinária para cumprir no nosso País. Ainda mais em se tratando de um país que vive, neste momento, não diria que uma crise econômica, não é uma crise ética que me preocupa em relação a ele, o que está me preocupando é se nós estamos sabendo aproveitar a oportunidade que nos está sendo colocada neste momento histórico, se vamos dar conta de dar resposta a ela.

            E, aí, peço a Deus que ilumine cada homem e cada mulher, principalmente os governantes, os legisladores, os mestres, os pastores, para que encontremos a melhor e a mais sólida saída para o nosso País, à luz do Evangelho, que tanto tem a nos dizer.

            Felicidades para vocês. Viva a vida, porque ela é bela e precisa ser bem vivida. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2015 - Página 326