Pela ordem durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimento à AMCHAM por manter a programação de investimentos no Brasil mesmo depois da constatação de espionagem de agência dos Estados Unidos.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Cumprimento à AMCHAM por manter a programação de investimentos no Brasil mesmo depois da constatação de espionagem de agência dos Estados Unidos.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2015 - Página 335
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • ELOGIO, CAMARA DE COMERCIO, AMERICA, MOTIVO, DEFESA, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DESTINAÇÃO, BRASIL, POSTERIORIDADE, ESPIONAGEM, VITIMA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

           A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - É preciso, Sr. Presidente - pela ordem novamente -, mencionar um fato relevante.

           No momento mais agudo das revelações de que também dados pessoais da Presidente da República, Dilma Rousseff, haviam sido violados por espionagem de agência nos Estados Unidos, nós não alteramos uma agenda que a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) havia promovido para contatos de alguns Parlamentares - Deputados e Senadores - de vários partidos nos Estados Unidos. Naquele agudo momento, nós dissemos que aquilo não poderia contaminar as relações entre os dois países. E, assentada a poeira, eu preciso revelar o esforço que fez a AMCHAM nesse processo, porque, se política e institucionalmente tínhamos um problema, do ponto de vista das relações econômicas, os problemas não existiam. As relações continuavam inalteradas desse ponto de vista.

           Como é o país que mais investe no Brasil e a relação econômica é uma das mais fortes, neste momento de crise em que nós estamos, com alto desemprego, o melhor caminho é a aproximação para aportar mais investimentos em áreas estratégicas, como a área da infraestrutura.

            Recentemente, a Presidente Dilma lançou um novo programa de parceria público-privada e esses investimentos precisam tão somente de segurança jurídica e de regras claras nesse processo para os investimentos.

            Então, cumprimentando a AMCHAM pela iniciativa de manter a programação em todos os períodos mesmo nesses mais agudos e mais críticos.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2015 - Página 335