Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do editorial “A tropa obedece”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 27 de fevereiro do corrente; e outros assuntos.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Registro do editorial “A tropa obedece”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 27 de fevereiro do corrente; e outros assuntos.
IMPRENSA:
IMPRENSA:
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2015 - Página 233
Assuntos
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ASSUNTO, INFLUENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SITUAÇÃO, POLITICA NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ASSUNTO, CRITICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, INCITAMENTO, CONFLITO, POPULAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, AUTOR, FERNANDO GABEIRA, JORNALISTA, ASSUNTO, CRITICA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, AUSENCIA, PROPOSTA, RESOLUÇÃO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, POLITICA.

            O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna neste momento para fazer o registro da entrevista, do Senador Aécio Neves, intitulada: "O PT atrasou o Brasil em 20 anos", publicada pela Revista Veja em sua edição de 12 de agosto de 2015.

            Segundo o Senador Aécio Neves, quanto mais insistir em falsear a verdade, mais distante o governo estará de recuperar as condições de governar. Em política, o ativo mais precioso é o tempo. E o PT perdeu esse tempo.

            Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do editorial intitulado: "A tropa obedece", publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 27 de fevereiro de 2015.

            O editorial destaca que a lógica do conflito, que é sempre excludente, expõe uma visão distorcida da política e da vida social. Instigar o conflito social, como vem fazendo Lula e sendo cegamente obedecido por sua tropa, não acaba com a corrupção, não melhora o emprego, não torna o Estado mais eficiente, não contribui com a educação pública. É tática irresponsável de quem almeja governar sem o controle de instituições democráticas e sem o dever de prestar contas à Nação.

            Por fim, gostaria de fazer o registro do artigo de autoria do jornalista Fernando Gabeira, intitulado: "Onde está a saída?", publicado pelo jornal O Globo em sua edição de 29 de março de 2015.

            O jornalista relatou que foi até o Congresso fazer a seguinte pergunta a uma dezena de políticos experimentados: Onde esta a saída para a crise? Nenhum apontou uma saída imediata. É um cuidado razoável. O máximo que se consegue é apontar variáveis que possam definir o rumo da crise. O momento é verde-amarelo. Sem nenhum juízo de valor sobre símbolos históricos, quem o confundiu com o vermelho cometeu um erro decisivo. O Estado não é um partido, uma política externa não pode refletir a cabeça da minoria, os direitos humanos não englobam apenas os escolhidos.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

DOCUMENTOS ENCAMINHADOS PELO SR. SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “O PT atrasou o Brasil em 20 anos.” Revista Veja.

- “A tropa obedece.” Jornal O Estado de S. Paulo.

- “Onde está a saída?.” Jornal O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2015 - Página 233