Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela participação de S. Exª como jurado da Festa da Uva 2015, ocorrida na cidade de Caxias do Sul-RS; e outro assunto.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Satisfação pela participação de S. Exª como jurado da Festa da Uva 2015, ocorrida na cidade de Caxias do Sul-RS; e outro assunto.
CULTURA:
GOVERNO ESTADUAL:
Aparteantes
Ana Amélia, Fernando Bezerra Coelho, Lasier Martins.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2015 - Página 370
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > CULTURA
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • ELOGIO, CASSIO CUNHA LIMA, SENADOR, MOTIVO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, AUDIENCIA PUBLICA, SENADO, OBJETIVO, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, PROTEÇÃO, SAUDE, INTEGRIDADE CORPORAL, TRABALHADOR, INDUSTRIA.
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, FESTA, UVA, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), RIO GRANDE DO SUL (RS), REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, FUNÇÃO, JURADO, AGRADECIMENTO, ELOGIO, ORGANIZAÇÃO, EVENTO.
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, REPRESENTANTE, SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL, PARTICIPAÇÃO, GREVE, RIO GRANDE DO SUL (RS), MOTIVO, DEBATE, ASSUNTO, CRISE, FINANÇAS PUBLICAS, ENTE FEDERADO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA PUBLICA.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Cássio Cunha Lima, eu queria, dentro do seu tempo, se assim me permitir a Presidência, dizer que eu tinha de fato feito esse registro no plenário, mas faço questão de fazê-lo agora, na sua presença.

            Primeiro, menciono a sua grandeza política de participar da audiência pública. Isso só valorizou a nossa audiência. V. Exª é o autor do requerimento. Estavam lá diversos setores da sociedade. V. Exª poderia ter ficado ouvindo e, depois, vir ao plenário e dizer: “Vou decidir como eu bem entender.” Mas V. Exª foi lá, ouviu todos e colocou seu ponto de vista.

            Com relação ao acordo que foi, na verdade, proposto por V. Exª, eu perguntei se seria possível, e V. Exª foi muito claro, ou seja, não está retirando o projeto. V. Exª está retirando o requerimento de urgência para que se abra um debate amplo e tranquilo com empresários, com trabalhadores. Inclusive nós podemos encaminhar juntos uma sessão temática aqui, porque ninguém quer o prejuízo do trabalhador, ninguém quer o prejuízo da empresa. Isso V. Exª colocou com muita competência e foi aplaudido no final. É bom que se diga isto: foi aplaudido por todos.

            E quero cumprimentar também a presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, a Rosa. Por que eu vou cumprimentar? Porque ela foi dura na fala dela, mas, depois da fala de V. Exª, ela pediu para mim: “Paim, dá para, em público, eu pedir desculpas a ele?” E assim o fez. Eu acho que é nesse nível de fraternidade, solidariedade que vamos construir uma redação que seja de interesse de todos.

            Eu cumprimento V. Exª e também o Relator, o Senador Cintra, porque ambos foram lá, ouviram todos, dialogaram com todos e, no fim, construímos esse entendimento. Mais uma vez, cumprimento V. Exª, que, repito, foi o mais jovem Constituinte na época em que eu fui Constituinte - e eu repito muito essa frase. Meus cumprimentos.

            Sr. Presidente, como eu vou falar agora de outro tema, como orador inscrito, eu peço a V. Exª, se puder ser um pouco tolerante, como o foi com os outros... E eu sei que o será, porque nós falamos de tantas peleias aqui, de tantas batalhas, e hoje quero falar de algo alegre, como eu dizia ali ao Senador Lasier.

            Sr. Presidente, eu tive a honra, nesse fim de semana, de integrar o júri da escolha da rainha e das duas princesas da Festa da Uva 2015, de Caxias do Sul, minha terra natal, cidade serrana. E eu posso afirmar, Sr. Presidente, que essa festa do setor vinícola, eu diria, deve ser a maior do Planeta, e não só do Brasil.

            Do júri do qual eu fiz parte, quero citar os demais integrantes:

            - Alessandra Martta Giovanardi, psicóloga e psicanalista, princesa da Festa da Uva de 1998; representava todas as rainhas e princesas dessa festa que já entrou para a história;

            - Bernardete Susin Venzon, especialista e estudiosa de moda, cultura e identidade, professora de História na Universidade de Caxias do Sul (UCS);

            - Carlos Bacchi Filho, estilista e designer, com formação na França;

            - Daniel Scola, jornalista caxiense, atual editor-chefe da Rádio Gaúcha;

            - Gabriela Markus, modelo, Miss Brasil em 2012;

            - Hieldis Martins, autora do livro Cem Versos de Uma Mulher, conhecedora e colecionadora de artes e antiguidades;

            - Pedro Sehbe, jovem empresário e administrador, presidente do Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau;

            - Rene Kahler, empresário e administrador, que representava ali o setor industrial de Caxias do Sul;

            - Rinaldo Dal Pizzol, economista e empresário, que ali representava o setor da uva e do vinho.

            Depois, tivemos ainda, Sr. Presidente, o júri das torcidas, evento que ocorreu lá no pavilhão, com cerca de 20 mil pessoas, algo muito bonito, um show de fato. Quero aqui cumprimentar todos os organizadores do evento.

            Participaram do júri da torcida:

            - Alessandro Valim, jornalista caxiense, diretor de programação da Rádio Caxias;

            - Cesar Dambrós, publicitário, artista plástico, músico e escritor;

            - Fabiana Restelatto, empresária com MBA em Gestão Comercial pela Escola Superior de Marketing;

            - Maurício Grezzana, arquiteto, urbanista e diretor de criação;

            - Odete Maccagnan Scalco, fotógrafa profissional.

            Neste momento, Sr. Presidente, quero agradecer a recepção que tive, quando cheguei em Caxias, por parte do presidente da Festa da Uva, Sr. Edson Nespolo, e por sua esposa, Srª Cristina Nespolo.

            Foram 20 candidatas que concorreram na Festa da Uva, Sr. Presidente, todas lindas, mas tínhamos de escolher somente três: uma rainha e duas princesas. Dou destaque a todas, Sr. Presidente:

            - Bruna dos Passos Zanardi;

            - Caroline Paula Guadagnin;

            - Cecille Felippi;

            - Cleivania Casaril;

            - Danielle Maria Pincolini;

            - Eduarda Luiza Bertotti;

            - Eloíse Arman;

            - Giovana Caregnato Orsso;

            - Jéssica Stefani de Souza Gomes;

            - Juliana Martini Camazzola;

            - Juliana Moreira Lopes;

            - Juliele dos Santos Ramos;

            - Kalizia Dalla Zen;

            - Laura Denardi Fritz;

            - Lidiane Ramos de Oliveira;

            - Natália Capelani dos Santos;

            - Patrícia Piccoli Zanrosso;

            - Rafaelle Galiotto Furlan;

            - Renata Rodrigues Correa;

            - Sílvia Gabriela Cioato.

            Foram dois dias em que ficamos no hotel, Sr. Presidente, conversando, dialogando com todas as candidatas e com todo o corpo de jurados. Depois, participamos, claro, dos desfiles na passarela, onde as candidatas desfilaram, e nós, jurados, demos a nota. Não foi nada fácil a escolha. Muito mais difícil do que esperávamos. Mas, enfim, chegamos a um entendimento.

            Assim ficou a corte da Festa da Uva de 2016: Rainha: Rafaelle Galiotto Furlan; princesas: Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso.

            Parabéns a todas as escolhidas e também parabéns às outras 17 embaixatrizes, que concorreram e terão a nobre missão, Sr. Presidente, de representar a Festa da Uva como embaixatrizes, onde a corte não puder comparecer.

            O evento foi abrilhantado pelos apresentadores Renata Fan, jornalista, advogada e Miss Brasil 1999; e Evandro Fontana, grande jornalista da região.

            Sr. Presidente, quero lembrar aqui o competente trabalho realizado pela Interface Comunicação e Eventos, através da Srª Lisete Oselame, que é a diretora. Essa empresa cuidou dos mínimos detalhes, orientou-nos em todo momento e cuidou para que o sucesso fosse total. E foi, Sr. Presidente. Isso só foi possível pelo formidável trabalho da equipe. Parabéns a todos os funcionários da Interface.

            Saúdo também, pela recepção de que tive a alegria de participar, os Srs. Paulo Bellini e José Antônio Martins, da Marcopolo, e demais amigos: Pablo Freitas Motta, Osmar Antônio Piola, Paulo Corso, Viviane Pinto Bado, Luciano Bado, e o chef Douglas Turella, que nos serviu lá uma gastronomia impecável.

            Sr. Presidente, a Festa da Uva de 2016, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, acontecerá entre os dias 18 de fevereiro e 6 de março. O Brasil está convidado.

            Quero ainda registrar a comissão oficial da festa:

            - Casal Presidente Edson Humberto Nespolo e Cristina Susin Nespolo - eu sempre leio “Nespôlo”, e eles me lembram: “Paim, é Néspolo!” -; então, o Casal Nespolo, Edson Humberto Nespolo e Cristina Susin Nespolo;

            - Casal Diretor Social: Roberto Delazzeri e Vera Delazzeri;

            - João Luiz Conte e Adriana Jab Ferreira Conte;

            - Juliano A. Zambiazi e Patrícia Pezzi Zambiazi;

            - Júlio Dagostini e Lenita Dagostini;

            - Júlio Randon e Daniela Kappes;

            - Luciano Neto Santos e Verônica Dal Bello Santos;

            - Osvaldo Pioner e Suzana Tomazelli Pioner;

            - Paulo Roberto Benedetti e Eloá Cristine Nespolo;

            - Roberto Vitório Boniatti e Maria Elena Manozzo Boniatti;

            - Ronaldo da Rocha e Leila da Rocha;

            - Volmey Onofre Pimentel Ferreira e Rita de Cássia Lourenço Ferreira.

            Terminando, Sr. Presidente, eu quero fazer um agradecimento especial ao Prefeito de Caxias do Sul, Sr. Barbosa Velho, e à Primeira-Dama, Alexandra Baldisserotto, que nos receberam e acompanharam-nos com muita gentileza!

            Meus amigos Senadores e Senadoras que acompanham este pronunciamento, quero lembrar a todos que participar da Festa da Uva é fazer uma viagem às colônias ao visitar e conhecer a história dos imigrantes; é saborear vinhos da melhor qualidade, desde o artesanal até aqueles conceituados internacionalmente.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - É desfrutar, Sr. Presidente, da saborosa e imperdível gastronomia italiana.

            Eu estive lá. Eu vivi lá, é a minha cidade natal. E agora eu digo a todos vocês, que nos visitarão, com certeza, no mês de fevereiro, março, que não percam, porque lá vocês vão conhecer o agnolini, o tortéi, o salame, a copa, a polenta e outros tantos pratos que eu poderia citar - depois vou dar um aparte ao meu querido amigo Lasier. Além disso, irão também conhecer um parque industrial muito forte, considerado um dos maiores.

            A Festa é a maior do setor, pelas informações que recebi, Lasier, não só do Brasil, mas do Planeta, pela qualidade, pela grandeza e pelo porte da festa que lá é apresentada.

            Por fim, Sr. Presidente...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - ... eu quero dizer que, para mim, foi um dia mágico. Eu, menino pobre, pés descalços, calça curta - eu me lembro até hoje -, via o desfile de longe. Claro que era aberto ao público, sempre foi, mas, para chegar até onde era o desfile, eu tinha de sair do meu bairro, caminhar quase uma hora para chegar lá e assistir ao desfile. Ali estavam as estrelas, inclusive ex-Presidente da República. Estiveram lá as princesas, o PIB da região.

            Eu nunca imaginei que um dia, Senador Lasier, eu estaria ali, no coração da Festa, escolhendo sua rainha e suas princesas. Mas o fato é que hoje, como Senador, eu agradeço ao povo gaúcho por eu ter tido a alegria e a honra de ser jurado das estrelas dessa Festa, que é uma das maiores - sem medo de errar - do Planeta.

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Permite-me um aparte, Senador?

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Ter vivido essa alegria, Senador Lasier, na minha cidade natal, Caxias do Sul, foi algo, de fato, muito especial.

            O dia foi de muita emoção. E lembrava-me de quando eu era pivete, caminhando lá pelas ruas; morava numa casa bem simples, num bairro chamado Santa Catarina; nunca imaginei poder estar ali naquele momento, entre as estrelas da região, dando o meu voto que poderia decidir quem seria a rainha da festa.

            Claro que para mim foi uma viagem no tempo, algo impagável. Por isso, agradeço muito aos organizadores da festa. É uma lembrança que levarei para sempre durante toda minha vida.

            Senador Lasier, faço questão de conceder-lhe o aparte - e comentava com V. Exª que faria este pronunciamento com o carinho que a cidade e a região merecem. A Senadora Ana Amélia também, falei rapidamente com ela que falaria hoje sobre a Festa da Uva. Sei que ambos estiveram na Expointer e senti-me representado por vocês. E fiz o mesmo em Caxias do Sul.

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Pois não, Senador Paulo Paim. Quero me associar ao registro desse evento, que foi a escolha das soberanas da Festa da Uva do ano que vem, porque, com esse registro V. Exª compartilha, com o Senado e com o Brasil, através da TV Senado e da Rádio Senado, aquela que é uma das maiores festas do Brasil, inegavelmente. E, dentro do Rio Grande do Sul, é a festa mais charmosa, mais requintada. Atrai milhares e milhares de pessoas de todo o País e de fora do País. Muita gente já foi à Festa da Uva e, em todas as ocasiões - a festa é bienal -, os Presidentes da República têm comparecido sistematicamente. E esperamos que a Presidente da República esteja também no próximo ano.

(Soa a campainha.)

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Além do mais, assiste-se, na Festa da Uva, ao mais bonito desfile de carros alegóricos do Rio Grande do Sul, pela criatividade, pela beleza. E destaca-se o setor vinícola, que hoje não é o primeiro de Caxias do Sul na economia; o primeiro hoje é o metal-mecânico, mas a uva, o vinho, o espumante são características daquela região. E Caxias do Sul é um orgulho que temos pela prosperidade que foi levada para lá pelos italianos. Então, não é um registro qualquer. É um registro simplesmente de uma belíssima festa. E congratulo-me também com a direção da Festa da Uva. E V. Exª citou um nome que é garantia de sucesso, que é nome de Edson Nespolo, que já foi o Presidente da Festa da Uva do ano passado, que foi a de maior arrecadação de todos os tempos e de organização.

(Soa a campainha.)

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - E a presença de Edson Néspoli é garantia de que haverá, no ano que vem, mais uma belíssima Festa da Uva, para a qual todos os brasileiros estão convidados. Meus cumprimentos por ter sido indicado como um jurado na escolha das Soberanas.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Lasier, pelo aparte que faz.

            Permita-me, Sr. Presidente, mais um minuto, para dizer que também, no Rio Grande do Sul, eu tive um encontro com os representantes das 40 categorias praticamente em greve devido a um impasse salarial no Estado. E eu representei ambos - representei V. Exª, Senador Lasier Martins, e a Senadora Ana Amélia - nesse encontro em que o centro do debate foi o projeto que nós três apresentamos aqui da questão da dívida do Estado. Ao mesmo tempo, lá tomamos uma série de encaminhamentos. Eu falei, com muito orgulho, em nome de ambos, a Senadora Ana Amélia e o Senador Lasier. No fim, saiu um documento que vai servir de eixo...

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - ... para ajudar na construção de um amplo acordo que permita o nosso Estado sair do impasse em que se encontra.

            Eu agradeço a ambos. Eu sei que, na Expointer, vocês também, dentro do limite, naturalmente, me representaram lá, já que eu estava nessas outras atividades, também representando os dois.

            Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Senador Paim, eu não poderia deixar de mencionar a relevância que tem a Festa da Uva. E eu imagino o trabalho que teve V. Exª para escolher a rainha e a princesa da Festa da Uva, porque aquilo tudo é bonito - aquelas meninas.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Lindo. Lindo.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - É difícil, porque aquelas “gringas”, como nós chamamos aquelas jovens lá de Caxias do Sul e da região, são realmente muito bonitas. Eu queria também saudá-lo, porque a Secretária de Turismo de Caxias do Sul é Adriana de Lucena - nós conhecemos -, a Drica, que é do meu Partido. É uma figura muito combativa.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito carinhosa, muito competente a Drica.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - E eu fiz uma emenda. Caxias, uma cidade importante...

(Soa a campainha.)

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - O Prefeito Alceu Barbosa Velho fez uma celebração. É uma emenda para, em Caxias do Sul, pela relevância que tem o turismo também numa cidade industrial, de serviços, de comércio forte, de fruticultura, de vitivinicultura, haver um centro de informação turística em conceito absolutamente moderno, com acessibilidade, Senador Paim. V. Exª tem muito cuidado com as pessoas portadoras de deficiências. Então, esse centro de informações em Caxias está sendo construído e vai ter essa referência de acolhimento. Ele vai ser um centro não só de informações, mas de acolhimento, com acessibilidade, especialmente para as pessoas cadeirantes, para as pessoas com problema visual. Então, eu queria cumprimentá-lo pela incumbência difícil que teve de escolher a rainha e princesa e dizer também que o Senador Lasier e todos nós, sempre nos eventos - falamos na Rádio Noroeste ontem e hoje na Rádio São Francisco, de Caxias -, mencionamos...

(Soa a campainha).

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - ... o seu trabalho, o do Senador Lasier e o meu, pois somos de três Partidos diferentes, mas com a mesma causa: o Partido é o Rio Grande, que vive um momento muito, muito dramático. Muito obrigada, Senador.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Agradeço, Senadora.

            E, por fim, Senador Fernando Bezerra Coelho. Sempre é uma alegria um aparte de V. Exª.

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Obrigado, Senador Paulo Paim. Eu assistia a V. Exª nesta tribuna e via a sua emoção ao lembrar de sua infância, menino pobre em Caxias, hoje Senador pelo Rio Grande, um dos mais importantes Estados da Federação brasileira, e a sua alegria de poder ter participado como membro do júri para a escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva e do Vinho. Eu não poderia deixar de trazer aqui uma palavra para dizer que a Festa da Uva e do Vinho do Rio Grande frutificou. Hoje, há um polo vinícola no interior de Pernambuco, no sertão do São Francisco, precisamente compreendendo os Municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e também o Município vizinho de Casa Nova, no Estado da Bahia. Essa região hoje já tem 15% da produção do vinho nacional, sobretudo de espumantes. E a Festa da Uva e do Vinho de Lagoa Grande vai se realizar no início de outubro. Certamente, haverá lá a presença de muitos empresários do Rio Grande. Eu lembro aqui que a Vinícola Miolo tem uma belíssima instalação em Casa Nova, com um belíssimo receptivo, com uma produção de vinhos que, de fato, orgulha nossa região. Portanto, eu quero lhe parabenizar por trazer à tribuna do Senado Federal essa festa que mostra a pujança de um arranjo produtivo calcado na produção da uva, do vinho, do espumante, que gera emprego, que gera renda...

(Soa a campainha).

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - ... e que aponta o caminho da esperança e da certeza de que o Brasil vai saber ultrapassar estes momentos difíceis que nós estamos vivendo na agenda do presente. Portanto, meus cumprimentos.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Fernando Bezerra Coelho, é com alegria que recebo seu aparte. Que bom que V. Exª fala que essa caminhada dos migrantes também levou para Pernambuco desenvolvimento. E eu falava antes com o Senador Lasier que vim falar de uma festa, e o Senador Lasier me dizia: “Você vai falar de uma festa que gera emprego, que gera turismo, uma festa linda que pode ser exemplo, inclusive, para outros Estados”. E aqui V. Exª deu o exemplo de Pernambuco. Não é uma competição, porque há espaço para todos. O bom vinho sempre será acolhido tanto nacionalmente como internacionalmente.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Sr. Presidente, com este minutinho (Fora do microfone.), eu termino a minha fala, agradecendo a tolerância de V. Exª e dizendo que, de fato, para mim foi de muita emoção. Calculem os senhores. Repito: quando eu andava pelas ruas da cidade, como eu ia imaginar - meu pai vendia frutas numa das esquinas da vida, e eu ia lá e ajudava a selecionar as frutas - que um dia estaria no jurado da escolha da Soberana da minha querida cidade natal, com o apoio de todos os setores? Eu dei destaque à Marcopolo, porque foi quem recebeu toda a comitiva para um almoço. Na Marcopolo, que era o antigo Nicola, o meu pai trabalhou e se aposentou. Daí, a família Nicola, na época, o contratou para ser guarda da empresa. Ele tinha um cachorro grande, preto, bonito. Sabe o que eu fazia? Eu ia para lá à noite.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Para mim, era uma alegria quando ele me levava para dentro da Marcopolo para ficar com ele. É claro que eu me divertia naqueles ônibus novinhos. Eu dormia naqueles ônibus, conversava com eles, batia papo. Então, foi um retorno às raízes, à minha própria história. Eu até falei para os diretores da Marcopolo sobre essa passagem, que passei muitas noites lá dentro com o meu velho, e eu estava ali convidado por eles. Eu dizia: “Posso ir hoje?” Ele dizia: “Hoje, tu vais, mas amanhã tu não vais, porque tens que estudar mais”. E assim eu desenvolvi esse apego muito grande que tenho à Marcopolo, ao Grupo Tramontina. Até hoje, eu digo que tenho orgulho de dizer que sou funcionário, sim, do Grupo Tramontina. E falo com a maior alegria da parceria que estabelecemos no longo das nossas caminhadas - eu digo nossas, porque não é só minha, mas também de cada um de vocês.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Senador Paim, só para dar um nome que ficou na memória de todos: Valter Gomes Pinto.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Valter Gomes Pinto, que já faleceu.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Essa figura na Marcopolo teve um compromisso permanente com a Festa da Uva. Era ele que marcava as audiências com o Presidente da República, com a Presidenta da República, que estava sempre presente. Então, em memória dele, que já nos deixou, eu faço esse registro.

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - O Valter foi homenageado lá mais uma vez. Eu lembro que, na época, nós os três Senadores fizemos aqui um voto de solidariedade à família e também à empresa.

            Por fim, Sr. Presidente, eu quero só dizer que tinha que fazer este pronunciamento. Muitos dos meus amigos do tempo do colégio, que tiraram o Senai comigo, são empresários hoje lá: “Tu vais falar segunda, Paim?” Vou falar. Então, eu marquei, mais ou menos, que estaria na tribuna às 15 horas. E V. Exª já me deu quase 20 minutos. Agradeço muito a V. Exª.

            Vida longa a todas as festas no Brasil e no mundo que sejam na linha da fraternidade, da solidariedade, do fortalecimento dos migrantes, da integração, do desenvolvimento na linha de gerar mais empregos.

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Só faltou V. Exª trazer uvas para os Senadores.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu sei que vocês irão lá comigo. Eu quero estar lá com vocês.

(Soa a campainha.)

(Intervenção fora do microfone.)

            O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Foi salvo pela Senadora Ana Amélia, sempre atenta.

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Aí a polêmica é grande, porque a uva boa é a do São Francisco.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E da região da Serra do Rio Grande.

            O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco União e Força/PTB - PI) - Agradeço as palavras de V. Exª e já me convidei.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Já é nosso convidado.

            O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco União e Força/PTB - PI) - Estarei presente no dia 28 de fevereiro do próximo ano. Eu queria transmitir o meu abraço a todos os conterrâneos lá, em Caxias do Sul, e cumprimentar V. Exª, o Senador Lasier e a nossa querida Senadora Ana Amélia. Estaremos presentes no próximo evento.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu já posso antecipar a V. Exª que a rainha, as duas princesas e toda a comitiva virão aqui, ao Senado, trazer um convite a todos os Senadores e ao Presidente da Casa para que estejam lá, junto com a Presidenta da República, na atividade principal da abertura, que é em fevereiro.

            O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco União e Força/PTB - PI) - Antes, porém, nós vamos a Petrolina, à grande Festa da Uva também.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Para não deixar o Bezerra ali preocupado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2015 - Página 370