Pela ordem durante a 178ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à criação do Instituto UniCeub de Cidadania.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • Elogio à criação do Instituto UniCeub de Cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2015 - Página 51
Assunto
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • ELOGIO, CRIAÇÃO, INSTITUTO, CIDADANIA, AMBITO, UNIVERSIDADE PARTICULAR, LOCAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), COMPOSIÇÃO, ORADOR, MEMBROS, JUDICIARIO, SOCIEDADE CIVIL.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Senador Raimundo Lira, que está presidindo esta sessão.

    O Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou, ontem, que falta ao Brasil "um banho de ética para homens públicos e também para os cidadãos". Empossado como Presidente do Instituto UniCeub de Cidadania, o Ministro destacou a importância do efeito do comparecimento às urnas nos dias de eleições. Segundo ele, é o momento em que o cidadão pode fazer muito pelo Brasil.

    De acordo com o Ministro Marco Aurélio, o Instituto Cidadania tem importante papel na conscientização e formação de cidadãos reflexivos. "Vamos buscar a abordagem de temas que interessem à sociedade. Teremos seminários com temas desafiadores e participação de técnicos dessa área. No Brasil de hoje, estamos precisando de ação e, acima de tudo, de ética" - salientou o Ministro.

    Diretor executivo do Instituto UniCeub de Cidadania, Athayde Fontoura acrescentou que a soma de esforços para contribuir com o avanço da sociedade é um dos principais enfoques desse instituto, que tem por objetivo servir à sociedade por meio de projetos e ações pontuais que difundam princípios éticos e cidadãos. Para Fontoura, a proposta do Instituto é consolidar ainda mais a democracia brasileira.

    Compõem o Conselho Consultivo do Instituto UniCeub de Cidadania o navegador Amyr Klink, que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente ontem; a atriz Adriana Nunes; o Ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes; a jornalista e escritora Dad Squarisi; o historiador Marco Antônio Villa - e tive a honra e o privilégio de ser incluída neste Conselho Consultivo.

    O Conselho Acadêmico é formado pelo jornalista Eugênio Bucci; o filósofo Danilo Marcondes; o constitucionalista Eduardo Mendonça; o advogado Daniel Sarmento; a pesquisadora Débora Diniz, e a Procuradora Adjunta do Distrito Federal, Tatiana Muniz.

    O Núcleo Executivo dessa entidade, que foi formalizada ontem, é composto, além do Ministro Marco Aurélio, de Athayde Fontoura, pelo professor Edevaldo Alves da Silva -chanceler, pela jornalista Kátia Cubel - Diretora de Relações Institucionais e a Procuradora do Distrito Federal, Cristiana De Santis Mello,que é Secretária-Geral.

    O primeiro evento acadêmico será um seminário nos dias 21 e 22 de outubro, no UniCeub, em Brasília.

    Ao fazer esse registro, Presidente, eu digo que fiquei muito honrada em ser convidada pelo Ministro Marco Aurélio, mas, sobretudo, queria exaltar a iniciativa de juntar o meio acadêmico, no caso o UniCeub, e figuras da sociedade brasileira, seja do Poder Judiciário, da sociedade civil, como esse navegador que tantas histórias tem para contar para nós, mas para chamar a atenção para aquilo que o Ministro Marco Aurélio chama de "O Brasil precisa de um banho de ética".

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2015 - Página 51