Pela ordem durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Registro das providências tomadas pelo Ministério da Integração Nacional e pela Defesa Civil em relação a enchente que atingiu municípios do Rio Grande do Sul.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • * Registro das providências tomadas pelo Ministério da Integração Nacional e pela Defesa Civil em relação a enchente que atingiu municípios do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 14/10/2015 - Página 139
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, RIO GRANDE DO SUL (RS), MOTIVO, INUNDAÇÃO, REGISTRO, PROVIDENCIA, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEFESA CIVIL, OBJETIVO, MELHORIA, SITUAÇÃO, REGIÃO.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente Blairo Maggi, o seu Estado, Mato Grosso, que V. Exª governou, certamente não viveu e não vive o que o Rio Grande do Sul, Senadores, está vivendo neste momento, com uma gravíssima sucessão de enchentes que atingem 56 Municípios, dos quais 26 estão em estado de emergência.

    O decreto que trata dessa emergência foi assinado hoje à tarde pelo Governador José Ivo Sartori e, com isso, publicado no Diário Oficial do Estado, será submetido ao Ministério da Integração Nacional, junto com o apoio das equipes da Defesa Civil, para as providências e auxílios que sejam necessários aos flagelados.

    São 44 mil pessoas afetadas, desabrigadas, incluindo crianças. É uma situação dramática vivida pelo Rio Grande do Sul, Senador Blairo Maggi, e a solidariedade humana tem sido muito importante na doação, seja de alimentos, de água, de roupas, de tudo o que for necessário à sobrevivência dessas pessoas, especialmente nas ilhas ao redor do Guaíba, próximo de Porto Alegre.

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Então, eu queria registrar aqui não só a solidariedade a todas as famílias atingidas, mas as providências tomadas pelo Ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, que começou a ligar para as Prefeituras das áreas atingidas, falou com o Governador, e, agora de tarde conversei com ele por telefone, que me informou que aguardava apenas a chegada desse decreto de emergência para as providências.

    É preciso, claro, posteriormente a essa ajuda emergencial de barracas, de alimentos, depois que as águas baixem, avaliar a extensão dos gravíssimos prejuízos que afetaram milhares de gaúchos e gaúchas, e, a partir disso, o Ministério calcular o volume de recursos necessários à recuperação de estradas, de pontes, pontilhões e uma série de outras obras para estruturas dramaticamente afetadas por esta que foi uma das maiores enchentes dos últimos 50 anos.

    Então, faço este registro, Sr. Presidente, para manifestar aqui, em nome da Bancada do Rio Grande do Sul, a solidariedade, mas sobretudo as providências, que acompanharemos, junto com a Bancada do Rio Grande do Sul, junto ao Ministério da Integração Nacional e à Defesa Civil, para as providências necessárias.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/10/2015 - Página 139