Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à violência praticada contra jovens integrantes do Movimento Brasil Livre, que realização manifestação em frente ao Congresso Nacional.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Críticas à violência praticada contra jovens integrantes do Movimento Brasil Livre, que realização manifestação em frente ao Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2015 - Página 126
Assunto
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • REGISTRO, VIOLENCIA, VITIMA, MEMBROS, MOVIMENTO SOCIAL, JUVENTUDE, DEFESA, LIBERDADE, PAIS, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, LOCAL, PROXIMIDADE, CONGRESSO NACIONAL, RESULTADO, DANOS, INTEGRIDADE CORPORAL, COMENTARIO, DESTINAÇÃO, ONIBUS, GRUPO, OBJETIVO, INVASÃO, LOCALIDADE, COBRANÇA, ORADOR, PRESIDENTE, SENADO, PROVIDENCIA, REFORÇO, SEGURANÇA, PROTESTO, ATO, CONTRADIÇÃO, DEMOCRACIA.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PSDB - PR. Sem revisão do orador.) - Presidente, é um apelo a V. Exª diante de uma constatação. Informações nos chegam agora de que a manifestação em frente ao Congresso Nacional chegou às raias da violência, com jovens feridos, um deles, inclusive, com fratura de costela. Está recebendo agora atendimento médico. É lastimável. O protesto já foi lavrado aqui, o repúdio a esse tipo de manifestação violenta. É um movimento organizado, as pessoas chegam de ônibus e invadem o local onde se encontram as barracas dos jovens.

    Sr. Presidente, creio que não se admite esse tipo de procedimento, mas o apelo que faço a V. Exª é no sentido de reforçar a segurança, já que há um receio desses jovens de que, à noite, o movimento de violência possa recrudescer. É um apelo necessário nesta hora.

    O nosso protesto. A lamentação não basta, é preciso providência. Mas, de qualquer forma, não se constrói um País democrático dessa forma, com manifestações de arrogância, de prepotência e de violência. Esse confronto é descabido. Tem que ser repudiado.

(Soa a campainha.)

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PSDB - PR) - O nosso repúdio e a certeza de que V. Exª tomará as providências, reforçando a segurança naquele local.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2015 - Página 126