Pela Liderança durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo ao Governo Federal para que sejam disponibilizados recursos para enfrentamento dos incêndios que acometem o Estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Apelo ao Governo Federal para que sejam disponibilizados recursos para enfrentamento dos incêndios que acometem o Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2016 - Página 16
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, RORAIMA (RR), VITIMA, INCENDIO, MOTIVO, SECA, SOLICITAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEFESA CIVIL, GOVERNO ESTADUAL, REMESSA, AUXILIO, OBJETIVO, COMBATE, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, PEDIDO, CONVOCAÇÃO, EXERCITO, PARCELAMENTO, EMPRESTIMO, PEQUENO PRODUTOR RURAL.

    O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei rápido.

    Sr. Presidente, agradeço a deferência de V. Exª e do Senador Lindbergh.

    Quero saudar a todas as Senadoras e a todos os Senadores presentes neste primeiro dia de trabalho do Senado; quero saudar a todos aqueles que nos assistem pela Rádio Senado, pela TV Senado e pelas redes sociais e, rapidamente, vou falar de uma questão que é gravíssima hoje no nosso Estado de Roraima.

    Em setembro do ano passado, aqui desta tribuna, alertei o Ministério da Integração, o Governo do Estado e a Defesa Civil por conta das previsões do Inpe e das condições climáticas que teríamos este ano no período de verão em Roraima.

    Infelizmente, o Governo do Estado e a Defesa Civil não se organizaram, e hoje estamos vivendo uma tremenda seca, em que parte do Estado está literalmente pegando fogo. Este final de semana, andei em diversos Municípios, como Caroebe, São João da Baliza, Caracaraí, e vi grandes incêndios, extensos incêndios, na mata inclusive, muito mais do que no lavrado.

    Quero aqui, primeiro, registrar com preocupação essa situação em apoio a todos os moradores, moradoras, produtores, pequenos produtores, que estão sendo prejudicados. Depois, quero solicitar ao Governo Federal - já falei com o Ministro Gilberto Occhi, estarei lá com ele - que envide esforços rapidamente no sentido de tomar as providências necessárias. Ele já esteve em Roraima, já foi decretado estado de emergência, de calamidade, em 70% dos Municípios do Estado. Agora é preciso que o Governo do Estado encaminhe os pleitos, porque, até hoje, o governo da Governadora Suely Campos não encaminhou ao Ministério da Integração e à Defesa Civil Nacional os pleitos para que possam atuar, como também não contratou ainda os brigadistas, que deveriam estar atuando, apagando os incêndios.

(Interrupção do som.)

    O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - O incêndio está andando solto em todo o Estado.

    Quero aqui registrar a nossa confiança no Corpo de Bombeiros de Roraima, mas dizer que é importante que o Exército, que os brigadistas, enfim, que todos os setores possam ser mobilizados para enfrentar essa situação.

    E informo também que mantive contato com o Presidente do Basa, com o vice-presidente do Banco do Brasil, Senador Osmar Dias, que cuida da questão da agricultura no Banco do Brasil, para solicitar que as parcelas dos empréstimos e das dívidas dos pequenos produtores que estão vencendo agora - e não terão condições de pagar, por conta dos incêndios, porque os bananais, as áreas produtivas todas foram incendiadas - sejam postergadas, adiadas. Há mecanismos de seguros e refinanciamentos para essas questões, que eu já estou tratando no Banco do Brasil e no Basa.

    Queria fazer este comunicado e apelar à Presidenta Dilma, ao Ministro da Integração e à Defesa Civil Nacional que enviem recursos inclusive à Governadora, que é minha adversária política, mas eu quero que ela tenha recursos para atender a essa situação de calamidade que está ocorrendo.

    Eu me coloco à disposição do Estado e do Governo Federal para ajudar na busca de solução para o nosso povo.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O tempo está cumprido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2016 - Página 16