Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários quanto à alegação de suspeição do Senador Antônio Anastasia para exercer a função de relator na Comissão Especial do Senado destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Comentários quanto à alegação de suspeição do Senador Antônio Anastasia para exercer a função de relator na Comissão Especial do Senado destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2016 - Página 57
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, SUSPEIÇÃO, MEMBROS, APOIO, GOVERNO FEDERAL, INDICAÇÃO, CARGO, RELATOR, COMISSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, JULGAMENTO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, CONHECIMENTO, PREFERENCIA, POLITICA, OBSERVAÇÃO, SITUAÇÃO, DEFINIÇÃO, POSIÇÃO, TOTAL, BANCADA, ELOGIO, ANTONIO ANASTASIA, SENADOR.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Eu estou com a palavra, Senador. Muito obrigada.

    Presidente Renan Calheiros, nós estamos tangenciando sobre um tema central. Esta Casa é uma Casa política. É natural esse jus sperniandi que faz o Governo. Só não podemos retardar um pouco mais isso e questionar uma tradição da Casa de que, por acordo pelo tamanho das Bancadas, escolhe-se. Escolheu-se o critério do tamanho do Bloco que escolheu o presidente. O segundo Bloco maior escolhe o relator. Então, essa é a essência desse processo. Como Casa política, todos aqui têm lado, todos têm lado.

    Quando o meu nome, com muita honra, foi citado, veio o Senador Lindbergh e disse: "O PT não aceita, porque a Senadora" - não era contra mim, eu agradeço - "pertence ao Partido Progressista, que definiu fechar questão em favor do impeachment na votação na Câmara". A Câmara deu 38 votos do meu Partido. Agradeço as posições tomadas pelo nosso Senador Ciro Nogueira com o Líder na Câmara dos Deputados, o ex-Ministro Aguinaldo Ribeiro. E foi essa também a suspeição levantada. Qualquer Senador aqui vai ter a suspeição a ser levantada. Só que nós aqui temos que decidir, porque todos sabemos que todos nós temos posição, e todo mundo já sabe quais são as posições do Senado Federal.

    Não vamos perder tempo. O País tem pressa. Os desempregados têm pressa, os aposentados têm pressa. O País está sangrando, Presidente. Desemprego, inflação alta, uma situação realmente grave no País. Então, nós aqui estamos apenas tangenciando sobre o essencial.

    E, como foi dito aqui, na verdade, o temor maior não é ele ser do PSDB, porque o Senador Anastasia, que eu comecei a acompanhar aqui no Senado, é uma das pessoas mais qualificadas, um professor de direito constitucional. Se em algumas mãos adequadas e corretas estão esse encargo e essa missão, são as do Senador Anastasia.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2016 - Página 57