Pela Liderança durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de José Tadashi Yorinori, PhD em fitopatologia e pesquisador que descobriu a ferrugem asiática na soja, além de alertar os produtores sobre a necessidade do vazio sanitário.

Registro da participação de S. Exª em reunião com Ministros da Agricultura de países que compõem o G20, em evento ocorrido na China.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Pesar pelo falecimento de José Tadashi Yorinori, PhD em fitopatologia e pesquisador que descobriu a ferrugem asiática na soja, além de alertar os produtores sobre a necessidade do vazio sanitário.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da participação de S. Exª em reunião com Ministros da Agricultura de países que compõem o G20, em evento ocorrido na China.
Aparteantes
Garibaldi Alves Filho, Ricardo Ferraço.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2016 - Página 23
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PESQUISADOR, RESPONSAVEL, DESCOBERTA, PRAGA, SOJA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, MINISTRO, AGRICULTURA, GRUPO, PAIS ESTRANGEIRO, SEDE, REALIZAÇÃO, CHINA, SENADO, REPRESENTADO, ORADOR, ASSUNTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ACORDO INTERNACIONAL, AGRONEGOCIO, BRASIL, ASIA, IMPORTANCIA, POLITICAS PUBLICAS, SEGURANÇA, NATUREZA ALIMENTAR, HABILITAÇÃO, ESTABELECIMENTO, EXPORTADOR, CARNE BOVINA, SUINO, AVE, ELOGIO, BLAIRO MAGGI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA).

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Srª Presidente. Eu quero dar o meu boa-tarde às Srªs e aos Srs. Senadores, aos telespectadores da TV Senado e também aos ouvintes da Rádio Senado.

    Em primeiro lugar, quero registrar e lamentar a morte do Sr. José Tadashi Yorinori, ocorrido na noite desta segunda-feira, em razão de complicações do estado de saúde. José Tadashi era PhD em fitopatologia. Uma das suas maiores contribuições para o agronegócio brasileiro foi a descoberta da ferrugem asiática na soja, além de alertar os produtores sobre a necessidade do vazio sanitário. Ele faleceu na cidade de Londrina aos 72 anos de idade. O pesquisador estava internado desde o final de abril.

    O Dr. Tadashi deixa um legado imensurável ao agronegócio mundial. É uma grande perda para o Brasil. Desejo que Deus conforte o coração da família e dos amigos. Tadashi era parceiro de entidades, como a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), da Fundação Mato Grosso, e também trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Dando sequência, eu queria falar um pouco da missão que tivemos, na semana passada, representando o Senado Federal, ao acompanhar o Ministro Blairo Maggi no G20, na China, onde participamos de reuniões bilaterais de Ministros da Agricultura e de organismos internacionais que dele fazem parte.

    Esse foi, sem dúvida, um dos maiores eventos da agricultura mundial. Os países lá representados, num total de 20, representam 80% do que se produz no mundo no dia de hoje.

    A delegação brasileira reforçou o comprometimento dos agricultores brasileiros em buscar o desenvolvimento econômico também por meio de mecanismos bilaterais. Apesar dos esforços para aumentar sua produtividade, a dependência externa da China vem crescendo. Sua presença na África e na América Latina aumenta a cada dia.

    A China começa a migrar para uma visão de segurança alimentar estratégica orientada para um mercado que vá substituir o mantra secular da autossuficiência a qualquer custo, com imenso impacto sobre a organização futura das cadeias produtivas do agronegócio, e o agronegócio brasileiro, com certeza, é e continuará sendo muito importante para a China.

    Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado pela internet e pela globalização. Novos vetores surgem a cada dia: redes internacionais de varejo, marcas globais, conveniência, integração de cadeias produtivas multinacionais, além de países em desenvolvimento, máquinas e insumos extraordinários, menos produtores com maiores escalas, mudanças climáticas, bem-estar animal, biotecnologia, rastreabilidade, saúde e segurança dos alimentos.

    É preciso garantir a segurança alimentar da população do Planeta. Isso passa, necessariamente, pela agricultura, e o Brasil desempenha um papel fundamental nesse cenário. Somos um parceiro comercial muito importante. E o Ministro Blairo Maggi cobrou a ampliação da parceria Brasil-China para habilitação de novas plantas para exportação dos nossos produtos brasileiros para a China, como carne de aves, de bovinos e também de suínos.

    Ele lembrou que a agricultura dos mercados agrícolas tem um papel fundamental nas políticas de segurança alimentar e nutricional, ampliando e diversificando a oferta de alimentos.

    Outro tema tratado, de suma importância para o nosso País e nossa economia, foi a habilitação de estabelecimentos exportadores.

(Soa a campainha.)

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Nós temos, na China, alguns estabelecimentos que, desde 2012, aguardam a oportunidade para habilitar-se para exportar para aquele país, e na reunião que tivemos com o Ministro da Agricultura da China e também com o Ministro da Sanidade da AQSIQ ficou estabelecido que essas plantas de 2012 serão automaticamente habilitadas e que em outubro, no mais tardar em novembro, virá aqui uma nova missão para fazer uma vistoria e auditoria em mais de 60 novos frigoríficos, para que possamos aumentar nossa capacidade de exportação em aves, de que somos um grande exportador para a China hoje, em bovinos - no ano passado, conseguimos a habilitação de vários frigoríficos e hoje somos o maior exportador de carne de boi para a China - e também de suínos, pois neste ano iniciamos nossa exportação para aquele país.

    Durante o encontro foram feitas várias reuniões bilaterais, num total de oito, com países como a Coreia do Sul, como a própria China, o México e a Rússia.

(Soa a campainha.)

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Agora, no mês de agosto, o Ministro Blairo Maggi voltará àquela região do Sudeste Asiático, para uma nova missão, em que terá oportunidade de, naquele nicho comercial que há no Sudeste, onde está a metade da população mundial, colocar nossos produtos, não sob a forma de grãos de soja, de que já somos grandes exportadores, mas também valor agregado, aproveitando nosso potencial de aves, de boi, de peixe e de suínos.

    Eram essas as minhas considerações.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - V. Exª me permite um aparte?

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Um aparte, Senador Garibaldi, com prazer.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Cidinho, o relato de V. Exª a respeito dessa viagem à China, quando V. Exª compôs a delegação chefiada pelo Ministro Blairo Maggi, nos dá uma confiança muito grande de que essas relações bilaterais serão intensificadas.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Agora, no final do seu discurso, V. Exª assinala que o Ministro Blairo Maggi estará de volta, dentro de poucos meses, àquela região, por considerá-la de grande potencial para a possibilidade das exportações brasileiras. Então, eu quero fazer um registro aqui da minha absoluta confiança na gestão do Ministro Blairo Maggi e dizer a V. Exª que esperamos muito da atuação dele. Quero dizer que me congratulo com V. Exª também por compor essa comissão que realizou tão importante missão. Muito obrigado.

(Soa a campainha.)

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Muito obrigado, Senador Garibaldi. Para mim, é uma honra conceder um aparte ao senhor, porque andei por este Senado várias vezes com o saudoso Senador Jonas Pinheiro, seu amigo. Tantas vezes o senhor esteve em Mato Grosso, em reuniões do nosso PFL, hoje Democratas. É um prazer ceder um aparte ao senhor.

    Da mesma forma, fiquei muito orgulhoso em acompanhar o Ministro Blairo, porque, como Secretário de Estado durante o governo dele, sei da sua competência, da sua capacidade, e sonhava que ele um dia pudesse emprestar ao Brasil um pouco daquilo que ele é capaz de fazer, que todos aqui conhecem. Lá, nessa viagem à China, todos ficaram muito bem impressionados com a postura e o conhecimento do Ministro Blairo Maggi.

    O Sr. Ricardo Ferraço (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - V. Exª me concede um aparte?

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Com prazer, Senador Ricardo Ferraço.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Ricardo Ferraço (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Senador, apenas para me associar à manifestação de V. Exª e cumprimentá-lo por essa missão que V. Exª desempenhou, tendo como líder o nosso Senador e Ministro da Agricultura Blairo Maggi. Não poderia ser mais feliz o Presidente interino Michel Temer ao convocar para essa tarefa alguém que é do ramo, alguém que devotou sua vida e de sua família àquilo que existe de mais eficiente, de mais competitivo, de uma agricultura absolutamente sólida, que dá enorme contribuição ao desenvolvimento do nosso País. Eu trago a minha manifestação em nome do Espírito Santo, de uma profunda gratidão e reconhecimento ao Ministro Blairo Maggi, porque, logo que assumiu o Ministério da Agricultura, foi demandado pela lavoura cafeeira do nosso País,...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Ricardo Ferraço (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - ...não apenas pela cafeicultura do Espírito Santo, mas pela cafeicultura de Minas Gerais, da Bahia, de Rondônia, dos grandes Estados produtores de café. E nós fomos ao Ministro Blairo Maggi falar de uma decisão absurda, equivocada, que foi tomada anteriormente à sua assunção à condição de Ministro da Agricultura, qual seja, liberar a importação de café verde do Peru. Ao fazermos uma fundamentação dos equívocos dessa medida, a decisão do Ministro Blairo Maggi foi certeira, adequada: Chamou a sua equipe técnica e determinou que fizesse uma avaliação.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Ricardo Ferraço (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Se a conclusão fosse essa, que encontrassem os caminhos para impedir que nós não apenas abríssemos o nosso mercado ao café verde importado, mas que nós também vedássemos a possibilidade de importar pragas que pudessem conviver com a nossa lavoura cafeeira. Portanto, ao tempo em que V. Exª fala dessa exitosa missão feita até a China, com o Ministro Blairo Maggi, uma missão em que o G-20 reuniu todos os seus Ministros da Agricultura, eu quero cumprimentar V. Exª e dar este testemunho do acerto que foi, por parte do Presidente Michel Temer, convidar, escalar alguém da competência e do compromisso com a agricultura que tem o nosso querido e estimado Senador Blairo Maggi.

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Obrigado, Senador Ricardo Ferraço.

    Já concluindo as minhas palavras, quero dizer que realmente nós temos a pessoa certa no lugar certo.

(Soa a campainha.)

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT) - Eu tive oportunidade de viajar com o Ministro Blairo Maggi não só à China, como, na semana passada, a Sinop e a Sorriso, e ele dizia que sempre se critica. Quem está na iniciativa privada sempre critica quem está ocupando um cargo público. Ele também pensava dessa forma. Por isso, assumiu o desafio, em 2002, de se candidatar ao Governo do Estado de Mato Grosso, para fazer uma gestão diferente. Da mesma forma, ele agora se encontra no Ministério da Agricultura, como produtor rural, como empresário, para fazer aquilo que ele, às vezes, criticava que não era possível, mas que agora tem que tornar possível.

    Tenho certeza de que será um grande Ministro. Está de parabéns o Presidente Michel Temer pela escolha. Tenho certeza de que o Brasil vai ganhar muito com a gestão do Blairo Maggi no Ministério da Agricultura.

    Era só isso.

    Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2016 - Página 23