Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Senador Otto Alencar, Presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, para inclusão em pauta das questões apresentadas por governistas e por oposição.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apelo ao Senador Otto Alencar, Presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, para inclusão em pauta das questões apresentadas por governistas e por oposição.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2016 - Página 38
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • PEDIDO, SENADOR, PRESIDENTE, COMISSÃO ESPECIAL, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ASSUNTO, PLURALIDADE, PAUTA, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, ontem, eu tinha questionado V. Exª, que veio hoje com razão – inclusive, é o que está no art. 66 do Regimento Interno do Senado Federal – dizer que as lideranças indiquem os membros da Comissão de Desenvolvimento Nacional. Vamos indicá-los prontamente.

    Agora, eu queria chamar a atenção de V. Exª, Sr. Presidente. Desculpa! Eu só queria chamar a atenção de V. Exª para a Comissão de Desenvolvimento Nacional, rapidamente, Sr. Presidente, pois é preciso equilibrar a pauta. É preciso que as nossas propostas apresentadas também entrem no debate, porque nosso diagnóstico hoje, quando se olha para esse Governo interino de Michel Temer, é que é só uma pauta de retirada de direito dos trabalhadores, é uma pauta antinacional. Nossos projetos estão ligados à discussão de uma tributação mais progressiva, como a das grandes fortunas, para se colocar novamente tributação sobre distribuição de lucros e dividendos, para se discutir o papel do Banco Central, já que gastamos R$500 bilhões por ano de pagamento de juros. Há a discussão do duplo mandato no Banco Central, para não ficar só no controle da inflação. Há a discussão sobre geração de empregos e sobre crescimento econômico.

    Então, falo tudo isso e me dirijo ao Presidente Otto, que tem conduzido de forma brilhante aquela comissão, para que a gente consiga construir essa pauta de forma plural. Eu acho isso fundamental, para que haja engajamento do nosso lado também, para que haja engajamento de Senadores da situação e também de Senadores da oposição.

    Então, Presidente Renan, é dessa forma que eu encerro. Sei que V. Exª estava aí conversando com o Senador Caiado – é legítimo –, mas eu queria dizer o seguinte, para reforçar: é preciso construir nessa CDN uma pauta plural, em que os dois lados tenham projetos tramitando. Isso é fundamental.

    Então, faço esse apelo ao Senador Otto, que é o Presidente, e ao senhor também. O senhor sabe que as questões centrais para a gente hoje são relativas à tributação mais progressiva. Acho que, hoje, no País, nós temos um problema fiscal, mas a conta está sendo endereçada apenas aos mais pobres, aos trabalhadores. É corte na educação, é corte na saúde. Estão vindo falar de reforma da Previdência, para aumentar a idade mínima para 65 anos. Eu tenho visto falar sobre terceirização.

    Então, quero também fazer um apelo para que nossa pauta também entre na Comissão de Desenvolvimento Nacional.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2016 - Página 38