Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Considerações sobre a necessidade de uma reforma política no País.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2016 - Página 46
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, APROVAÇÃO, REFORMA POLITICA, APOIO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ELOGIO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, DIALOGO, PARTIDO POLITICO, REGISTRO, AUMENTO, NUMERO, VOTO EM BRANCO, VOTO NULO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, COMENTARIO, CRESCIMENTO, PARTICIPAÇÃO, MULHER, CARGO ELETIVO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada.

    Sr. Presidente, eu peço a palavra não para falar em relação ao conteúdo da reforma política, que nós devemos aprovar, mas tão somente para falar do encaminhamento que V. Exª, ao lado do Presidente da Câmara, vem dando em relação a essa matéria.

    Depois de tanto tempo que nós estamos aqui, Sr. Presidente, foi a primeira vez - eu acho que esse é o ânimo que V. Exª apresenta -, nós tivemos uma reunião conjunta entre Senadores e Deputados, Deputadas e Senadoras, para tratar desse tema único, porque o que aqui foi dito é a mais pura realidade.

    A Câmara aprova um conjunto de medidas que chegam ao Senado Federal e param. A mesma coisa acontece com as medidas que nós aprovamos e que vão para as gavetas da Câmara dos Deputados. Eu sei, nobre Senador, que V. Exª teve um papel fundamental na realização da reunião de hoje, que poderia ter sido no Senado, mas, por uma decisão de V. Exª, foi lá na Câmara dos Deputados. Eu acho que isso é uma excelente sinalização.

    Quero cumprimentá-lo também, Senador Renan, porque V. Exª está procurando cada um dos partidos políticos para debater o tema. Procurou o nosso Partido, o PCdoB, e está procurando todos os partidos. E eu acredito ainda que, apesar de todas as dificuldades que nós vivemos no País, o diálogo é o caminho, e principalmente o caminho para resolver esse grave problema do esgotamento do sistema político eleitoral do nosso País.

    Então, muito me alegra o fato de que tenham ficado para o Senado Federal alguns pontos, para iniciarmos aqui o debate e a votação, e para a Câmara dos Deputados outros pontos.

    Mas, Sr. Presidente, eu não poderia acabar de fazer as minhas observações sem antes cumprimentar V. Exª, que iniciou a sua fala falando do número de abstenções, de votos em branco, de votos nulos que houve nessas últimas eleições.

    Eu quero destacar agora um outro fato positivo. É que lá no seu Estado, o Estado de Alagoas, foram 21 mulheres eleitas prefeitas de cidades. Num Estado em que existem 102 Municípios, isso significa, Senadora Rose, Senadora Lídice, 20%, para um País que tem, em média, 10% de participação das mulheres nos cargos eletivos. Então, eu quero cumprimentar o seu Estado e cumprimento V. Exª, para que transmita ao Governador, à Secretária Rosinha, às bravas mulheres alagoanas e ao povo alagoano nossos cumprimentos e, mais do que isso, o reconhecimento por esse feito tão importante, que deva servir de exemplo para todo o Brasil.

    Parabéns e muito obrigada, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2016 - Página 46