Comunicação inadiável durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de moção elaborada pela prefeitura municipal de Sede Nova, Rio Grande do Sul (RS), contendo declaração de apoio às entidades sindicais e demais órgãos representativos que estão lutando contra a reforma da Previdência.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Leitura de moção elaborada pela prefeitura municipal de Sede Nova, Rio Grande do Sul (RS), contendo declaração de apoio às entidades sindicais e demais órgãos representativos que estão lutando contra a reforma da Previdência.
Publicação
Publicação no DSF de 16/02/2017 - Página 15
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • LEITURA, DECLARAÇÃO, ORIGEM, MUNICIPIO, SEDE NOVA (RS), RIO GRANDE DO SUL (RS), OBJETO, APOIO, COMBATE, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUTORIA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, ALTERAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Presidente, venho à tribuna mais uma vez.

    Como estamos em Brasília recebendo milhares de vereadores de todo o País, e aqui quero falar do prestígio da nossa TV Senado, fiz um apelo para que me entregassem moções de apoio. Sr. Presidente, recebi mais de uma centena de moções de apoio à luta contra a reforma da Previdência. Escolhi uma e falei a eles que não podia falar de todas. Vou aqui ler a moção de apoio que recebi do pequeno Município gaúcho, pequeno, lá no interior do Rio Grande, lá no fundão da Coxilha, Sede Nova, com população de 3.057 pessoas, distante quase 500 quilômetros da capital Porto Alegre.

    Dizem todos os vereadores de todos os partidos, por unanimidade:

O Poder Legislativo e Executivo [o próprio prefeito] Municipal de Sede Nova, Rio Grande do Sul, vêm, através desta Moção, declarar total apoio às entidades sindicais e demais órgãos representativos que estão incansavelmente lutando contra a reforma da Previdência [...].

Os Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito [...] vêm solicitar aos [nobres] Deputados Federais e Senadores que não aprovem a PEC 287, pois entendemos que, se aprovada, [estou lendo na íntegra] irá prejudicar os trabalhadores [da área rural e da área urbana] e, consequentemente, atingindo [de morte a economia dos] municípios.

Entendemos que os direitos dos trabalhadores não devem ser tirados ou modificados, pois foram muitos anos de muita luta para obter estes direitos que estão [...] ameaçados.

    Mas interessante agora, Sr. Presidente, que eu vou ler o nome dos Vereadores e dos partidos.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Sede Nova, 07 de fevereiro de 2017.

Assinam, em primeiro lugar, José Elias Paz – PSDB [se estou lendo é porque me autorizaram, prefeito municipal do seu partido, o que mostra que esta não é uma luta de oposição contra a situação, não é uma luta partidária, as pessoas estão se manifestando livremente contra esta reforma, porque ela é muito ruim mesmo, é cruel, e eu dizia outro dia, Presidente, que, no auge do prestígio, o Presidente Lula mandou uma reforma para cá e teve que negociar, e negociou, senão não iria aprovar], José Elias Paz, Prefeito Municipal - PSDB; Pedro Amauri Werner, Vice-Prefeito - PMDB; José Alceu Chiogna, Vereador- PMDB; Arnaldo Dapper, Vereador - PMDB; Jaime Daniel Dresch, Vereador - PMDB; Gilberto de Souza Bueno, Vereador - PT; Adelmo Paulo Colbek, Vereador - PT; Maieli Cristina Gregory, Vereadora - PP; José Rodrigo Scheren, Vereador - PP; João Lopes da Silva, Vereador - PP; Leandro Corteletti Baungrat, Vereador - PP.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Sr. Presidente, para que não fique nenhuma dúvida, eu peguei o original. Vou deixar o original da moção de apoio assinado pelo prefeito, pelo vice e todos os vereadores.

    E aqui eu diria que eles simbolizam todos os partidos com assento nesta Casa, porque foi unanimidade. Ouviram a opinião pública, fizeram reuniões, foram aos bairros e me falaram que foram às comunidades. E, como nós estamos fazendo esse apelo, para que mandem moções de apoio, são centenas. Eu virei todo dia e vou registrar uma por dia. Claro que eu não vou poder ler todas.

    Por isso, Sr. Presidente, mais uma vez eu faço um apelo aos Deputados e Senadores, principalmente, neste momento, aos Deputados: "Não votem correndo, vamos dialogar, vamos discutir, vamos construir algo que seja...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – ... respeitoso ao povo brasileiro e a toda a nossa gente."

    Eles me deram um dado só: uma trabalhadora rural perderá, em dez anos, se ganhar um salário mínimo, algo mais ou menos em torno de 150 mil, 150 mil que poderiam estar sendo investidos na economia do Município, que vai desaparecer. Se calcularmos o pessoal que ganha mais, calculem o prejuízo que terá cada Município!

    Há um movimento nacional já dos prefeitos contra essa reforma. Eu trarei aqui esta semana um cálculo detalhado do prejuízo que terão todos os Municípios do Brasil com esta reforma, além do prejuízo direto que atinge o senhor e a senhora que estão na sua residência assistindo à TV Senado neste momento.

    Eu encerro, Sr. Presidente – e agradeço a V. Exª –, porque vou lá para Câmara...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – ... participar de duas reuniões: uma da reforma da Previdência e outra da reforma trabalhista.

    Obrigado, Sr. Presidente.

    Se puder considerar na íntegra, eu agradeço a V. Exª.

    DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 203, do Regimento Interno.)

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – Moção - Poder Legislativo Municipal de Sede Nova - Estado do Rio Grande do Sul


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/02/2017 - Página 15