Fala da Presidência durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que restabeleça o fornecimento dos medicamentos de uso contínuo aos portadores de doenças raras.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Solicitação ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que restabeleça o fornecimento dos medicamentos de uso contínuo aos portadores de doenças raras.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2017 - Página 20
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DESTINATARIO, RICARDO BARROS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), OBJETIVO, RESTABELECIMENTO, FORNECIMENTO, MEDICAMENTOS, UTILIZAÇÃO, CONTINUAÇÃO, FAVORECIMENTO, PORTADOR, DOENÇA RARA.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Eu sei disso, Senador Amorim, e peço a sua compreensão, primeiro, porque, já expliquei, e o esclarecimento é para os telespectadores, o acionamento da campainha é automático, para não parecer que este Presidente é um indelicado que fica a cada minuto tocando a campainha. A campainha toca automaticamente quando resta um minuto para a conclusão da fala.

    Antes de conceder a palavra à Senadora Fátima, permita-me apenas um comentário, Senador Amorim, em relação ao seu pronunciamento, parabenizando-o pela lembrança do Dia dos Transplantados. E pegando o mote da sua fala, quero dirigir deste espaço da Presidência do Senado um apelo ao Ministro Ricardo Barros, que nós já havíamos feito, em relação à falta de medicamentos para os portadores de doenças raras.

    Recebi, ontem, um vídeo de uma conterrânea, Verônica Tavares, que é portadora de MPS e que está sem a sua infusão, sem o seu medicamento, como milhares e milhões de pessoas estão carecendo de medicamento regular e também de doenças raras.

    Então, peço compreensão à Senadora Fátima, que tem feito essas cobranças constantes. Eu me somo a essa cobrança como também às dificuldades que as universidades têm enfrentado, à carência de recursos que o País tem vivido. Não podemos permitir que faltem recursos para medicamentos, principalmente para aqueles que são portadores de doenças raras.

    Portanto, reproduzindo e ampliando o apelo que me foi dirigido através do celular, que o Ewerton me passou, da Verônica Tavares, fica aqui o nosso apelo, o nosso veemente apelo para que o Ministério da Saúde, para que o Sr. Ministro Ricardo Barros adote providências para regularizar a entrega dos medicamentos de uso contínuo, principalmente para esta faixa da população que é portadora de doenças raras, que está ameaçada em sua saúde, ameaçada na sua vida – aí estamos falando de vida –, para que essa situação seja corrigida o quanto antes.

    Parabenizo V. Exª pelo pronunciamento.

    Senadora Fátima, agradeço a tolerância. Ao tempo em que transmito a Presidência dos trabalhos ao Senador Paulo Paim, concedo a V. Exª a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2017 - Página 20