Pela ordem durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à decisão do Senado de pagar somente o piso da categoria aos terceirizados da Casa.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Crítica à decisão do Senado de pagar somente o piso da categoria aos terceirizados da Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2018 - Página 16
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, DECISÃO, MESA DIRETORA, SENADO, ASSUNTO, PAGAMENTO, PISO SALARIAL, TRABALHADOR, TERCEIRIZAÇÃO, REGISTRO, NOTA, REPUDIO, AUTORIA, JORGE VIANA, SENADOR.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu estava até inscrito aí, no horário previsto, mas é uma questão de ordem mesmo, e quero fazê-la em dois minutos, como me comprometi com V. Exª.

    Está circulando na Casa, Sr. Presidente, um documento que diz que todos os terceirizados passarão a receber somente o piso da categoria, pouco mais de mil e poucos reais – todos aqueles que prestam serviço aqui na Casa.

    Vim agora do Petrônio Portela, estavam lá em torno de uns 600 terceirizados. A Diretora da Casa estava lá, e ela diz que é uma decisão da Mesa.

    O Senador Jorge Viana, hoje pela manhã, aprovou uma moção de repúdio a essa posição, uma moção de apoio aos terceirizados, porque, se a moda pega, Presidente, vai ser o seguinte: todos os terceirizados no Brasil, seguindo o exemplo do Congresso, vão passar a ganhar o piso da categoria. Vamos trazer um prejuízo para mais de 50 milhões de pessoas!

    Então, eu faço primeiro um apelo – e aqui eu já termino, Senador Flexa. Agradeço a V. Exª – de que há esse documento, proposto pelas entidades, só pedindo que não aprovem esse questionamento de reduzir o salário deles para o correspondente a um salário mínimo. Muitos aqui ganham dois, três, quatro salários mínimos, de defesa da nossa atividade aqui na Casa. Eu faço um apelo. Aí, entregaremos ao Senador Presidente Eunício, para que isso não aconteça.

    É só isso. É uma questão de ordem.

    Agradeço a tolerância de V. Exª.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Lembrando que eles que servem a nossa água aqui, viu?

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – A água, o cafezinho, os banheiros...

    Obrigado, Senador Flexa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2018 - Página 16