Fala da Presidência durante a 79ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia do Trabalhador.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia do Trabalhador.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2018 - Página 29
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, TRABALHADOR.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Muito bem! Professor da Faculdade Projeção, Sr. Will Félix, parabéns pela fala e reflexão.

    Eu quero registrar a presença da Srª Sheila Tussi Cunha Barbosa, que é Gerente de Relações Institucionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio; também registrar a presença do Diretor de Administração da Federação Nacional dos Portuários, Sr. José Renato Inácio de Rosa; e registrar a presença do representante do Governador do Estado da Bahia, Sr. Vicente José de Lima Neto.

    Antes de chamar agora, para usar a palavra, o Presidente da Associação dos Prestadores de Serviço do Senado Federal, o Sr. Waldemiro Livingston de Souza, o chamado "Peixe", que aqui lidera e coordena o trabalho dos terceirizados, queria dizer que, recentemente, tivemos uma grande mobilização porque, baseado na reforma trabalhista, havia um tipo de movimento para que todos os terceirizados ganhassem somente o piso da categoria, que fica em torno de R$1.200 – não é, Peixe? –, e isso seria uma redução drástica do salário. Mas houve uma grande mobilização aqui na Casa, conseguimos a assinatura da ampla maioria dos Senadores, fizemos uma audiência pública no Petrônio Portella, e, com essa mobilização, sustamos isso. Calculem os senhores se a moda pega? – vocês que são estudantes do Direito. Todas as empresas do Brasil, se a moda pegasse aqui dentro, iriam dizer o seguinte: "Vamos reduzir o salário de todos, e todos passarão a receber o piso salarial ou, onde não há, o piso regional". Seria mais um massacre, um desastre, um verdadeiro ato, eu diria, quase criminoso contra os trabalhadores. Mas, felizmente, conseguimos, com esse movimento, sustar esse ato. E o Peixe teve uma participação importante. Ficam aqui os meus cumprimentos a você. (Palmas.)

    Sustamos aqui no Senado. Lá na Câmara estão querendo agora ressuscitar a ideia. Aqui no Senado está sustada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2018 - Página 29