Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre reunião realizada com a participação de S. Exa., o Presidente do Banco do Brasil, André Brandão, e o Senador Ciro Nogueira, para garantir que não haverá demissões por parte do Banco do Brasil em função do fechamento de agências, em especial no Estado da Paraíba (PB) e em outros estados da região nordeste.

Manifestação de preocupação com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista devido à dificuldade dessas pessoas no uso da máscara de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Autor
Daniella Ribeiro (PP - Progressistas/PB)
Nome completo: Daniella Velloso Borges Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Comentário sobre reunião realizada com a participação de S. Exa., o Presidente do Banco do Brasil, André Brandão, e o Senador Ciro Nogueira, para garantir que não haverá demissões por parte do Banco do Brasil em função do fechamento de agências, em especial no Estado da Paraíba (PB) e em outros estados da região nordeste.
SAUDE:
  • Manifestação de preocupação com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista devido à dificuldade dessas pessoas no uso da máscara de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19).
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2021 - Página 19
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, SENADOR, CIRO NOGUEIRA, GARANTIA, AUSENCIA, DEMISSÃO, FUNCIONARIOS, FECHAMENTO, AGENCIA.
  • MANIFESTAÇÃO, PREOCUPAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, AUTISMO, DIFICULDADE, UTILIZAÇÃO, OBJETO DE USO PESSOAL, PROTEÇÃO, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    A SRA. DANIELLA RIBEIRO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PB. Pela ordem. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras, primeiro quero me dirigir especialmente aos paraibanos – mas não somente aos paraibanos, acredito que ao povo do Nordeste – com relações às menções que têm ocorrido em função do fechamento de agências do Banco do Brasil, em todo o Nordeste. Especialmente na Paraíba, meu Estado, fui procurada, diversas vezes, por bancários e até Prefeitos de Municípios, por cidadãos e cidadãs, apreensivos com essas notícias.

    Hoje pela manhã, eu me reuni com o Presidente do Banco do Brasil, André Brandão, juntamente com o Senador e Presidente do meu Partido, Ciro Nogueira, que garantiu que não haverá demissões, por parte do Banco do Brasil, em função dessas modificações que serão feitas. Em contato com o Ministro das Comunicações, das telecomunicações, essas mudanças partirão para um outro viés de estilo, vamos dizer assim, com relação à tecnologia. E eu até explicava para ele que tem que ver porque, no Nordeste, há cidades que você nem imagina que tenha tecnologia e há gente que nem sequer gosta de tecnologia, porque não lida bem com ela, idosos. Por exemplo: minha mãe, com 75 anos de idade, detesta e diz: "Eu não gosto de falar com máquina", até falei isso para ele. E aí tivemos a oportunidade de ele esclarecer várias situações e tivemos a oportunidade de, primeiro, pedir para que isso fosse retardado o máximo possível e, segundo, para que houvesse uma transição em que as pessoas tivessem conhecimento daquilo que se daria e da forma que se daria. Ele fez vários anúncios positivos acerca do que aconteceria, mas que nós precisávamos ficar sabendo, até porque, como representantes dos nossos Estados, seria fundamental esse diálogo.

    Então, eu trago aqui essa notícia para a Paraíba como um todo e para o Nordeste, especificamente, porque acho que tem sido os mais afetados Estados com relação a essa questão.

    Segundo, Sr. Presidente, eu queria até colocar aqui que haverá a instalação da Comissão de acompanhamento da Covid. Algo que também tenho sido procurada é com relação à lista. Já que a gente está nessa questão de discussão, muito rapidamente, coloco uma questão que tem trazido muita apreensão às mães de autistas – eu sei que é uma decisão do STF com relação a isso –, mas os autistas não colocam máscaras, Sr. Presidente, eles não conseguem conviver com a máscara. Então, se há a possibilidade de imunização para os autistas com relação a essa questão, principalmente por haver essa dificuldade. Então, isso aí é um tema a se tratar, talvez nessa Comissão de acompanhamento, mas eu trago já essa preocupação e esse pedido de várias instituições de autismo que vieram à procura de resolver essa questão.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

    Outra questão, só para finalizar: eu coloquei em pauta naquele dia da nossa reunião da Comissão e queria saber com relação à lei do fura-fila. Há três projetos: o meu projeto, o projeto do Senador Randolfe e o projeto do Senador Plínio Valério. Ao meu eu tinha dado entrada primeiro. Eu acho que a gente deveria fazer tudo junto, apensá-los. Foi votado um primeiro na Câmara. Não sei o que V. Exa. imagina que poderíamos fazer, mas acho que está na hora, antes que não faça mais sentido.

    Então, era isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2021 - Página 19