Discussão durante a 14ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Subscrição do requerimento nº 896, de 2021, da Senadora Rose de Freitas, que propõe a realização de sessão temática para debater o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Subscrição da Moção de Aplauso ao ex-Ministro Alysson Paulinelli, pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz em razão do seu trabalho desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o combate à fome no Brasil e no mundo.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Subscrição do requerimento nº 896, de 2021, da Senadora Rose de Freitas, que propõe a realização de sessão temática para debater o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.
HOMENAGEM:
  • Subscrição da Moção de Aplauso ao ex-Ministro Alysson Paulinelli, pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz em razão do seu trabalho desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o combate à fome no Brasil e no mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2021 - Página 24
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SUBSCRIÇÃO, REQUERIMENTO, SENADOR, ROSE DE FREITAS, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, INFORMAÇÃO, LABORATORIO, CAPACIDADE, PRODUÇÃO, FORNECIMENTO, VACINA, BRASIL, COMBATE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
  • SUBSCRIÇÃO, VOTO DE APLAUSO, CONTRIBUIÇÃO, PAZ, MUNDO, EX MINISTRO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), INDICAÇÃO, PREMIO NOBEL, COMBATE, FOME.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discutir.) – Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu quero tornar público que subscrevo o requerimento da Senadora Rose de Freitas. Acho que é uma reunião importante, que deve ser acompanhada pela Comissão da Covid. Portanto, o estabelecimento da data deve ser feito ouvido o Senador Confúcio Moura, que é o Presidente da Comissão.

    Subscrevi também, com muito orgulho, depois de receber informações magistrais da Senadora Kátia Abreu, a moção de aplauso à contribuição para a paz no mundo que Alysson Paulinelli deu. E comparo a candidatura de Alysson Paulinelli à de Muhammad Yunus! Tendo fundado um banco para os pobres, sem a exigência sistemática da garantia, Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006 – deve ter sido o único banqueiro do mundo que ganhou um Prêmio Nobel da Paz. Eu acho que Alysson Paulinelli, pelo trabalho da Embrapa, merece o Prêmio Nobel da Paz, porque isso representou democratizar o acesso à comida, o essencial da comida, com um preço mais barato.

    E, finalmente, já reiterando aqui a minha preocupação com o suprimento de vacinas, me congratulo com a iniciativa do Senador Tasso Jereissati, abraçada a iniciativa por V. Exa., para que nós saibamos, pari passu, quanto de vacina teremos, pari passu. Por exemplo, neste mês de março, serão 25 milhões, serão 28 milhões ou serão 30 milhões, já que não serão os 46 milhões de doses inicialmente desejadas e até anunciadas? Então, esse acompanhamento, agora com a sua atuação, Presidente Rodrigo Pacheco, é essencial para a segurança sanitária e psicológica do País. Eu quero cumprimentá-lo pela adesão, muito importante, institucional a esta causa de mais vacinas, vacinação e imunização, que é, sem dúvida alguma, a prioridade nacional.

    E concluo para dizer o seguinte: vou discutir o Projeto de Lei 5.575, mas já antecipo, Senador Fernando Bezerra, que todas as linhas de crédito do ano passado – todas – têm que ser reativadas. Há 70 dias que nós estamos num limbo em matéria de oxigenar a economia brasileira. E nós queremos que ela decole com as mesmas linhas de crédito que o Governo corretamente desenvolveu no ano passado, com prioridade sempre para a micro e para a pequena empresa.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2021 - Página 24