Discussão durante a 21ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre os trabalhos da Comissão Temporária de acompanhamento pandemia da Covid-19 no Senado e sobre a competência do Executivo na divulgação de cronograma de distribuição de vacinas.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Comentário sobre os trabalhos da Comissão Temporária de acompanhamento pandemia da Covid-19 no Senado e sobre a competência do Executivo na divulgação de cronograma de distribuição de vacinas.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2021 - Página 36
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, TRABALHO, COMISSÃO DE COORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), SENADO, RELAÇÃO, COMPETENCIA, EXECUTIVO, DIVULGAÇÃO, CRONOGRAMA, DISTRIBUIÇÃO, VACINA.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discutir.) – Eu gostaria, Sr. Presidente, neste dia em que estamos praticamente concluindo a semana, ressaltar o trabalho...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MG) – Senador Esperidião, V. Exa. está com o vídeo desligado. Apenas para adverti-lo, caso V. Exa. deseje abrir o vídeo.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – Então, eu gostaria de registrar, complementando o relatório que o Senador Wellington Fagundes fez a respeito da reunião da Covid, de ressaltar o que, juntamente com o Senador Oriovisto, eu ponderei.

    Nós temos que ter muito cuidado, muito zelo com a divulgação por nós, que não somos do Executivo, de cronogramas de distribuição de vacinas. Discutimos isso pormenorizadamente. O que é a entrega da vacina? Para o cidadão, a entrega da vacina é a sua aplicação nele. Entrega ao Ministério da Saúde, a chegada da vacina, quando importado o IFA ou a própria vacina ao Brasil, isso não é a conclusão da maratona que nós temos que cumprir.

    Então, essa cautela eu acho que foi muito bem compreendida pelo Senador Confúcio e pelos integrantes da Comissão. Acho que tudo que nós pudermos fazer para facilitar essa busca do tempo que passou – eu não diria tempo perdido, mas o tempo que passou – vem ao encontro desse sentimento de tristeza profunda que nós vivemos com as notícias relacionadas a mortes, à angústia e à aflição de quem está esperando a internação, um leito de UTI ou um insumo, um kit intubação. Tudo isso nos fragiliza muito como sociedade.

    Então, o zelo que essa Comissão, liderada pelo Senador Confúcio, tem demonstrado é muito importante para a compreensão pela sociedade do esforço honesto que aqui se pretende empreender. Então, eu quero me congratular com V. Exa. pela sua participação ponderada, responsável, sensata e serena, nos representando nesse grande esforço.

    E trago aqui o meu testemunho de que, não há dúvida, essa dor só será reduzida à medida que a vacinação crescer. E vai ter que crescer muito, porque, se forem confirmados os números para abril – e abril começa amanhã –, nós teremos que ultrapassar a média de 1 milhão de vacinas aplicadas no mês de abril, por dia, 1 milhão por dia, para podermos não empoçar, não fazer estoque com vacinas.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2021 - Página 36