Pela ordem durante a 12ª Sessão Deliberativa Remota (CN), no Congresso Nacional

Pesar pelo falecimento de Sérgio Mascarenhas, ícone da ciência brasileira, símbolo da Universidade de São Carlos e um dos idealizadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Pesar pelo falecimento de Carlos Magalhães da Silveira, membro do escritório de Oscar Niemeyer e construtor, como Secretário de Obras do Distrito Federal, da Catedral Metropolitana de Brasília.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Sérgio Mascarenhas, ícone da ciência brasileira, símbolo da Universidade de São Carlos e um dos idealizadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Carlos Magalhães da Silveira, membro do escritório de Oscar Niemeyer e construtor, como Secretário de Obras do Distrito Federal, da Catedral Metropolitana de Brasília.
Publicação
Publicação no DCN de 03/06/2021 - Página 84
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PERSONAGEM ILUSTRE, CIENTISTA, SIMBOLO, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR), CRIADOR, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), INSTRUMENTO, AGROPECUARIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PERSONAGEM ILUSTRE, ESCRITORIO, OSCAR NIEMEYER, SECRETARIO DE GOVERNO, SECRETARIA, OBRAS, DISTRITO FEDERAL (DF), CONSTRUTOR, CATEDRAL, BRASILIA (DF).

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco/PSDB - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, quero lamentar e registrar um voto de pesar, em primeiro lugar, ao Sérgio Mascarenhas, que foi um ícone para nós da ciência brasileira. Ele morreu hoje, aos 93 anos, e é um símbolo nosso, nacional, principalmente da Universidade de São Carlos. Ele foi, inclusive, um dos idealizadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, que é uma referência no planeta. Então, quero registrar.

    Da mesma forma, Presidente, para nós, em Brasília, é lamentável, mesmo, a morte do meu querido amigo Carlos, que foi o nosso pioneiro. Morou em Brasília, desde 1959, o Carlos Magalhães da Silveira. Ele tem a cara de Brasília, sempre defendeu realmente Brasília como um Patrimônio da Humanidade. Foi do escritório, inclusive, de Oscar Niemeyer. Foi o construtor, como Secretário de Obras, da joia aqui da capital, que é a nossa Catedral Metropolitana de Brasília.

    Quero registrar esses dois votos de pesar. Quero lamentar, realmente, porque são pessoas superimportantes para Brasília e para o Brasil, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 03/06/2021 - Página 84