Pela ordem durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Comentário sobre a vacinação contra a Covid-19 no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), com destaque para o bloqueio sanitário por meio da vacinação em cidades que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Comentário sobre a vacinação contra a Covid-19 no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), com destaque para o bloqueio sanitário por meio da vacinação em cidades que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2021 - Página 11
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • EXPOSIÇÃO, TRABALHO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • COMENTARIO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), PERCENTAGEM, VACINAÇÃO, DESTAQUE, BLOQUEIO, CODIGO SANITARIO, MUNICIPIOS, FRONTEIRA, BOLIVIA, PARAGUAI.

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, ocupo esse espaço de um assunto inerente à nossa Comissão, que é a respeito do andar da vacinação contra o Covid-19, principalmente lá no nosso Estado de Mato Grosso do Sul.

    Se V. Exas. observarem, o nosso Estado é o que está em primeiro lugar no percentual de pessoas vacinadas. O que ocorreu lá? Nós conseguimos, junto ao Ministro da Saúde, doses extras dessa vacina Janssen, para poder fazer uma vacinação em massa das cidades de fronteira, em 100% de 13 cidades que fazem fronteira com a Bolívia e com o Paraguai. São três que fazem fronteira com a Bolívia e dez que fazem fronteira com o Paraguai. Ao todo, 13 cidades. Dessa forma, nós temos o intuito – e isso está descrito nos ensinamentos da epidemiologia – de produzir uma barreira sanitária, um bloqueio sanitário, justamente no território de fronteira.

    A fronteira que o Mato Grosso do Sul tem com a Bolívia e com o Paraguai é chamada, na grande parte dos Municípios, de fronteira seca, ou seja, tem apenas uma estrada, uma rua, uma avenida que separa o lado do país vizinho com o nosso.

    Com isso, Sr. Presidente, com esse bloqueio sanitário, nós vamos oportunizar que não se desenvolvam variantes desse maldito vírus; e, consequentemente, auxiliar não só o Estado, mas o Brasil como um todo, na busca da imunidade de rebanho.

    Então, eu não poderia aqui, sendo parte da Comissão do Covid, de agradecer ao Ministro Queiroga, ao Governo do Presidente Bolsonaro, por ter enviado essas doses para Mato Grosso do Sul, proporcionando a vacinação de 100% dos adultos nas nossas cidades fronteiriças.

    Esse era o registro, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2021 - Página 11