Pronunciamento de Esperidião Amin em 23/08/2021
Discurso durante a 96ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear os Atletas Olímpicos Brasileiros que participaram dos jogos olímpicos de Tóquio 2020/2021.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer,
Homenagem:
- Sessão Especial destinada a homenagear os Atletas Olímpicos Brasileiros que participaram dos jogos olímpicos de Tóquio 2020/2021.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/08/2021 - Página 12
- Assuntos
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, HOMENAGEM, ATLETA PROFISSIONAL, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, TOQUIO, JAPÃO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ESPORTE, SAUDAÇÃO, ATLETAS, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Serei muito breve, porque a parte mais grave do que eu podia dizer eu já falei para o Paulo Wanderley e para o Marcos do Val, e a senhora não vai publicar: quero saber quantas lesões o Senador Marcos produziu na academia do Paulo.
Eu quero dizer que este é um dia muito especial, como foi o seu pronunciamento sobre a Olimpíada, que reúne emoção e, no caso de cada um, alguma coisa da sua história e, principalmente, como a Senadora Leila afirmou, o para a frente, como diria o Odorico Paraguaçu: o "Prafrentemente" é mais importante do que o passado. E nós temos que aqui renovar os nossos compromissos. Eu vou oferecer, em anexo, como homenagem do Senador por Santa Catarina, o nome dos 17 catarinenses que participaram da Olimpíada e peço que conste também desta minha fala o nome dos 12 catarinenses que estão participando da Paralimpíada. E, casualmente, a lista é encabeçada por mulheres. Afinal, Santa Catarina não poderia ter outra atitude. Além da Rosamaria Montibeller, da nossa querida Nova Trento, inicia a segunda lista a Ana Paula Madruga, que é do remo de Lages, na Paralimpíada.
Mas quero salientar especialmente isto, o futuro. Nós temos que aprimorar, democratizar e valorizar o esporte em geral, desde a base, principalmente a base, que é anônima, para podermos celebrar essas fulgurantes figuras que estão aqui muito bem presididas por quem foi fulgurante em três Olimpíadas e hoje cumpre um mandato com muita honradez, com muito brilho, que é a nossa Presidente desta sessão.
Um abraço a todos!
Vou continuar assistindo tanto quanto possa, mas repito: o que temos que fazer para a frente, doravante, é mais importante do que aquilo que cada um pôde fazer, observar, criticar ou tentar aprimorar para trás.
Um grande abraço a todos!