Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão sobre as manifestações populares ocorridas no último 7 de setembro e satisfação com a mudança de posicionamento do Presidente da República.

Pedido de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 29, de 2021, que visa possibilitar a presença, no segundo turno das eleições, dos três candidatos mais votados.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Movimento Social:
  • Reflexão sobre as manifestações populares ocorridas no último 7 de setembro e satisfação com a mudança de posicionamento do Presidente da República.
Eleições:
  • Pedido de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 29, de 2021, que visa possibilitar a presença, no segundo turno das eleições, dos três candidatos mais votados.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2021 - Página 13
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Movimento Social
Jurídico > Direito Eleitoral > Eleições
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO, POPULAÇÃO, DIA NACIONAL, COMEMORAÇÃO, INDEPENDENCIA, ALTERAÇÃO, POSIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, RELAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MINISTRO, ALEXANDRE DE MORAES, PEDIDO, APOIO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUTORIA, ORADOR, POSSIBILIDADE.
  • PEDIDO, APOIO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), CRIAÇÃO, POSSIBILIDADE, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, AUMENTO, NUMERO, CANDIDATO, SEGUNDO TURNO, ELEIÇÕES.

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Para discursar.) – Sr. Presidente, eu pedi a palavra para, primeiro, comentar um pouco do momento que vivemos, momento delicado, momento de grandes manifestações nacionais e momento que exige desta Casa muitas reflexões.

    Particularmente, eu sou partidário de mudanças e de reformas no nosso sistema eleitoral, no nosso sistema tributário, no nosso sistema judiciário, mas não sou partidário de fazer as coisas no calor das emoções para atender ao interesse específico de um político ou de um Poder. Isso não leva a nada, isso só desmerece a boa relação dos Poderes entre si.

    Estou muito feliz com o fato de o Presidente Jair Bolsonaro ter reformulado sua posição e de o Presidente do dia 7 de setembro, no dia 9 de setembro, já ser outro completamente diferente: se, no dia 7, ele tratava com palavras difíceis até de serem repetidas os membros do Poder Judiciário, notadamente os Ministros do Supremo, no dia 9, ele fazia referência à boa formação acadêmica do professor universitário Alexandre de Moraes, ligando para ele e fazendo as pazes. Isso fez com que ele perdesse alguns apoiadores mais radicais, mas eu parabenizo o Presidente Bolsonaro por essa sua atitude de querer o bom entendimento entre os Poderes.

    Sr. Presidente, quero, também, fazer um pedido a todos os colegas Senadores para que me ajudem com as assinaturas eletrônicas numa PEC que quero propor para que possamos discutir com calma a possibilidade...

(Soa a campainha.)

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR) – ... de que, no segundo turno das eleições, tenhamos como opção do eleitorado os três candidatos mais votados, e não apenas dois. Basicamente, teríamos um candidato de direita, um candidato de esquerda e um candidato social-democrata, um candidato de centro.

    Acho que essa é uma ideia para ser discutida, uma ideia interessante, que abriria o caminho para que nós não tivéssemos que votar no menos pior. O mal menor continua sendo mal. Então, se o eleitor tiver, no segundo turno, a opção de escolher alguém com quem ele realmente se identifique, a nossa democracia ficará ainda melhor.

    Peço, portanto, a assinatura dos meus pares para que essa PEC possa ser debatida, emendada e, se for o caso, até rejeitada. Mas acho que a discussão é fundamental.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2021 - Página 13