Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a visita do Presidente da República ao Estado de Roraima, onde inaugurará a Usina Jaguatirica e entregará ao Estado glebas que ainda estão à disposição da União.

Solicitação ao Presidente da República que seja instalado, no Estado de Roraima, o Instituto Indígena, para promover a profissionalização desta população; bem como que seja excluída a Flona de Jauaperi do decreto de transferência de terras.

Autor
Telmário Mota (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Energia, Governo Federal, Política Fundiária e Reforma Agrária:
  • Satisfação com a visita do Presidente da República ao Estado de Roraima, onde inaugurará a Usina Jaguatirica e entregará ao Estado glebas que ainda estão à disposição da União.
População Indígena:
  • Solicitação ao Presidente da República que seja instalado, no Estado de Roraima, o Instituto Indígena, para promover a profissionalização desta população; bem como que seja excluída a Flona de Jauaperi do decreto de transferência de terras.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2021 - Página 24
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento > Política Fundiária e Reforma Agrária
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, ESTADO DE RORAIMA (RR), INAUGURAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, ENTREGA, GLEBA, POPULAÇÃO, POLITICA FUNDIARIA.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, INSTALAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), INSTITUTO, INDIO, PROMOÇÃO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, COMUNIDADE INDIGENA, UIRAMUTÃ (RR), PACARAIMA (RR), NORMANDIA (RR), EXCLUSÃO, DECRETO FEDERAL, TRANSFERENCIA, TERRA PUBLICA.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, hoje eu anuncio, com muita alegria, a viagem do Presidente Jair Bolsonaro para o Estado de Roraima amanhã, saindo daqui às 6h da manhã, porque lá no nosso Estado há a previsão de ele inaugurar a Usina Jaguatirica, de 126MW, que vai ajudar no fornecimento, no aparelhamento de energia do nosso Estado.

    Além disso, Sr. Presidente, também há previsão de ele entregar, no nosso Estado, mais 12 glebas das terras do Estado de Roraima que ainda estavam à disposição da União, faltando apenas mais quatro. Isso era um sonho esperado.

    São gargalos finais que o Estado de Roraima ainda apresenta: a questão fundiária, a questão energética. E o Presidente vai estar ali, entregando isso à população do nosso Estado, que deu a ele a segunda maior votação. Agora, nesse convite que ele fez, de Sete de Setembro, foi o Estado que, proporcionalmente, mais colocou pessoas na rua.

    Além disso, Sr. Presidente, também estamos apresentando ao Presidente que seja instalado, no Estado de Roraima, o Instituto Indígena, o primeiro no Brasil, quiçá na América Latina, na vizinhança de três Municípios que são indígenas: o Município de Uiramutã, o Município de Pacaraima e o meu Município natal, que é o Município de Normandia. Isso é muito importante para uma população indígena. Hoje, nós temos 383 escolas; dessas, 260 são escolas indígenas. É importante a gente levar o profissionalismo a essa população.

    Também, nós estamos solicitando ao Presidente que seja excluído de um decreto que foi de transferência de terras a criação da Flona Jauaperi. Roraima tem mais de 65% das terras já hoje demarcadas, entre terras indígenas, ambientais, militares, etc. E, de 22 bilhões de hectares, só 6 milhões estão à disposição do Estado, levando em consideração que só se pode usar 20%. Então, é mais do que justo que essa Flona de Jauaperi também seja mais uma flona liberada para dar ao povo de Roraima a oportunidade de usufruir daquelas terras.

    Hoje, Roraima é o terceiro melhor Estado para se investir; é o Estado que teve o conceito A do Tesouro Nacional, que é importante; nunca saiu no conceito D, que era da falência; e também é o Estado que tem o segundo maior PIB do País, e precisa investir, principalmente, no setor primário. Nós temos, hoje, a Venezuela como o país que mais importa do nosso Estado. Roraima exporta para a Venezuela 96%.

    Então, Roraima está na reconstrução, no caminho certo, e a presença do Presidente naquele Estado vai, sem nenhuma dúvida, ajudar a tirar mais desses gargalos que estão aí, atrapalhando o Estado de Roraima.

    Queria fazer esse registro e parabenizar o Presidente, por mais essa iniciativa.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2021 - Página 24