Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas à tentativa de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando apurar denúncias de corrupção no Ministério da Educação.

Anúncio do pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as mais de duas mil escolas com construções inacabadas no País.

Autor
Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
Nome completo: Carlos Francisco Portinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade, Educação, Governo Federal:
  • Críticas à tentativa de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando apurar denúncias de corrupção no Ministério da Educação.
Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade, Educação:
  • Anúncio do pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as mais de duas mil escolas com construções inacabadas no País.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2022 - Página 42
Assuntos
Outros > Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, TENTATIVA, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CITAÇÃO, SOLICITAÇÃO, PASTOR, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, AQUISIÇÃO, ONIBUS, CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU).
  • ANUNCIO, SOLICITAÇÃO, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CONSTRUÇÃO, ESCOLA PUBLICA, BRASIL, CITAÇÃO, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), REDENÇÃO (CE).

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Para discursar.) – Obrigado. Sr. Presidente e Srs. Senadores.

    CPI só existe quando há 27 assinaturas, objeto determinado e protocolo na Mesa. O resto é blefe!

    Existem, sim, no nosso país, 2 mil escolas inacabadas, no período de 2006 a 2018 – governos do PT. Essas escolas estão inacabadas e alunos, crianças de creche, universitários, esperando, como eu vi, algumas, há mais de 15 anos, pela conclusão das obras para que possam ter acesso ao ensino, que é obrigação do Estado.

    No depoimento do Presidente Marcelo, do FNDE, o único fato concreto que há e que justifica a apuração é o porquê de haver 2 mil escolas, neste imenso Brasil, inacabadas até o momento, a grande maioria – eu posso dizer 98% das 2 mil escolas inacabadas – corresponde ao período de 2006 a 2018.

    Lá no Ceará – Senador Girão, eu vi a sua postagem – há uma universidade, a Unilab, em Redenção, que começou a ser construída em 2010 – já estamos em 2022. São quatro blocos construídos, de salas de aula já construídas, de dormitórios para milhares de alunos que esperam a vaga naquela universidade, que não foi entregue nos governos passados porque não há o acesso – o acesso! Construíram os prédios, mas não construíram o acesso, não construíram os muros de contenção, e essa universidade fica à beira de um relevo que merece cuidados no caso de chuva. São creches, são escolas inacabadas.

    Srs. Senadores, protocolamos agora, na Mesa do Senado, 28 assinaturas – agradeço a cada um dos Senadores que assinaram –, para que seja instaurada, sim, o que há de concreto, que é a CPI para apurar as 2 mil escolas inacabadas – e o Fies, que sacrifica e impede o acesso de vários alunos –, muitas por desvios, outras por incompetência de alguns Prefeitos que não foram capazes de provar o domínio sobre o terreno paras as escolas que construíram e de outros que pediram recursos para reformar escolas que eram do estado ou do município e não receberam, mas muitos desviados, como é o caso lá do Ceará.

    Vinte e oito assinaturas é um fato concreto. Está lá protocolado. O que há de concreto é isso, porque os depoimentos que foram prestados sobre o caso do MEC... Ora, um ministro que denunciou, ele mesmo, no ano passado – notícia requentada, mas que ele denunciou, no ano passado –, o abuso de acesso de pastores a ele na CGU.

    Falam em superfaturamento. Mera narrativa, porque só há quando há pagamento. Confundem empenho com liquidação. Reserva-se o orçamento...

(Soa a campainha.)

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – ... para a compra dos veículos, dos ônibus, que são de mais de seis tipos. Não é um micro-ônibus qualquer. "Ah, custa 250..." Não custa! Há micro-ônibus quatro por quatro, há micro-ônibus com acessibilidade... Muitos Senadores aqui, nas suas emendas próprias, impositivas, encaminharam dois tratores para um município. Chegou ao final e não foi licitado, porque não houve empresa para admitir o preço que foi oferecido. Ou, se foi licitado, a prefeitura teve que complementar, porque houve um aumento excessivo do preço dos veículos. E vocês acham que com os ônibus é diferente?

    Agora, neste Governo, os controles internos e externos funcionam. Nos outros, estão buscando aí que quem roubou, para que devolva o dinheiro. Neste Governo, a CGU apontou a melhor metodologia, e a licitação dos ônibus foi feita com economia de mais de R$30 milhões para os cofres públicos...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – ... do Governo Federal, do bolso dos brasileiros, de economia.

    Então, não há fato concreto para apurar nada senão as 2 mil escolas inacabadas, que prejudicam crianças, alunos e que surpreendeu todos os Senadores, sejam de qual partido forem, o depoimento, quando soubemos que 98% dizem respeito ao Governo do PT de 2006 e 2018.

    Se querem uma CPI, esse é o fato concreto. Se querem uma CPI, aí estão as 28 assinaturas. E, se querem uma CPI, está essa protocolada.

    E vamos seguir a fila aqui, no Senado. Há um requerimento, primeiro, para convocação do Ministro Alexandre de Moraes, de autoria do Senador Girão, que o PL, em massa, firmou. Há uma CPI do Senador Plínio Valério para investigar as ONGs na Amazônia. Há uma CPI protocolada do Senador Girão para...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – ... investigar o narcotráfico, um problema que afronta o nosso país. Há, agora, uma CPI para identificar as 2 mil obras inacabadas e a sua razão. Quem quiser outra que o faça!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2022 - Página 42