Pela ordem durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a notícia de que será revogado o Decreto nº 9.791, de 16 de março de 2019, fazendo retornar a exigência de vistos para todos os turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Relações Internacionais, Turismo:
  • Preocupação com a notícia de que será revogado o Decreto nº 9.791, de 16 de março de 2019, fazendo retornar a exigência de vistos para todos os turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2023 - Página 107
Assuntos
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Turismo
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, REVOGAÇÃO, DECRETO EXECUTIVO, DISPENSA, VISTO DE TURISTA, CIDADÃO, AUSTRALIA, CANADA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), JAPÃO, TURISMO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu queria só cumprimentar tanto o Senador Irajá, por ter levantado esse tema importante aqui, como o senhor, pela concordância, e eu quero me somar a vocês.

    Nós somos do Nordeste, sabemos do impacto que se tem no turismo. Cada vez mais, a gente está de braços abertos, precisando, porque é uma grande fonte de geração de renda que a gente tem lá, e a possibilidade de ampliação vai ao limite.

    Essa decisão do Itamaraty realmente nos assusta. Eu venho da área do turismo também e me preocupo muito. Impactou negativamente em todo o trending turístico, porque a gente não pode deixar a ideologia, Sr. Presidente, prevalecer sobre o desenvolvimento do país, sobre uma norma importante.

    Reciprocidade de países que têm um potencial enorme para nos trazer crescimento no turismo não cabe neste momento. A gente tem que olhar o mundo com serenidade e com muita visão estratégica.

    Então, tem tempo, e eu me coloco à disposição para colaborar com essa sua ideia de um convite amistoso para o Chanceler.

    Parabéns, Senador Irajá.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2023 - Página 107